CONTECEU NA ULTIMA TERÇA-FEIRA REUNIÃO DO PROGRAMA CABRA DE LEITE EM CURAÇÁ

08/08/2013 13:03
 

image

A Prefeitura Municipal de Curaçá através da Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou, nessa terça (6), uma reunião do Programa Municipal Cabra de Leite com intuito de informar e mostrar para os produtores locais como fazer que uma simples criação de caprinos se torne um negócio lucrativo. O Evento começou com a formação da mesa onde estavam presentes os palestrantes representantes de entidades governamentais estaduais e federais como Codevasf, João Tosta, Ministério da Agricultura, Luiz Rogério e EBDA, José Hugo, o Secretario de Desenvolvimento Rural; Luiz Barros, o Vereador Januario Brandão, presidente de agricultura do Legislativo, Deroaldo Carvalho, representando o Vice-Prefeito; o Presidente da Associação de Vaqueiros, Estéfano Mota; a Presidente da União das Associações, Josefa Nelia e organizadores do evento. O público-alvo da reunião foram alunos do curso da Escola Técnica José Amâncio e produtores de leite de cabra da Região.

O pesquisador e escritor de diversos livros da área de caprinocultura, o Professor Sílvio Dória chamou defendeu, na sua palestra, a possibilidade e viabilidade dessa produção em Curaçá. “Já tem base, já tem produtores de leite, tem uma área de 120 km de margem de rio; então o Município tem um grande potencial de irrigação. Significa que tem potencial de fazer comida. Mas, o mais importante é a vontade das pessoas, dos produtores e de quem pode fazer acontecer”, comentou Dória. Conforme dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR, no Município há 30 produtores de cabra de leite que já demonstraram seus objetivos de organizar e padronizar essa produção para que possa ser criado o leite institucional, cuja meta principal é negociá-lo com a Prefeitura para que seja destinado à merenda escolar. O Prefeito, que esteve presente no Evento pôs a Prefeitura ao dispor dos agropecuaristas: “Daremos apoio que for possível”, garantiu Carlinhos Brandão.

“Essa reunião foi o primeiro passo no atendimento as aspirações do produtor rural de Curaçá. A gente precisa se organizar para que o poder público chegue com os projetos e com recursos capazes de executar com sustentabilidade a produção, para que ao final o produtor tenha sua renda”, falou o Secretario de Desenvolvimento Rural, Luiz Barros.

Ao final da reunião houve um momento onde os produtores tiraram suas dúvidas com os palestrantes e também foi marcada uma segunda reunião com data prevista para o dia 21 de agosto desse ano, para que seja formada a Associação de Cabra de Leite do Município. “Essa reunião foi satisfatória, pois conseguimos atrair varias categorias de produtores como horticultores, agricultores, apicultores e piscicultores. Foi um ganho muito grande para população de Curaçá e principalmente para os produtores”, completou o Técnico e organizador do evento, Marcos Vinícius.

Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ