DE OLHO NA POLÍTICA: ULTIMA REUNIÃO DO SEMESTRE FOI BEM MOVIMENTADA EM CHORROCHÓ-BA.

24/08/2015 20:05
 
Ultima reunião do primeiro semestre no poder legislativo de Chorrocho-BA, foi marcada com a presença significativa da população.
A reunião foi aberta com a fala da secretaria de educação do município Elisangela Carvalho, onde a mesma deu detalhes do plano nacional de educação(PNE) que foi aprovado pela camará.
 
Elisangela ainda em sua fala, respondeu há um questionamento do vereador Beto, onde o mesmo pergunto lhe, sobre os requerimentos enviados a secretaria e que ate hoje muitos desses documentos não foram respondidos? A secretária respondeu que não tinha conhecimento dos requerimentos, e que o vereador poderia reenviar a SME, que a mesma iria avaliar e responder o mais rápido possível e da melhor forma. A professora ainda acrescentou que esta dando todo apoio possível ao campeonato de campo que irá acontece na cidade, onde falaremos mais a frente, sobre a solicitação dos organizadores, de uma ajuda aos vereadores.
 
O vereador Beto de Arnobio(PT) usou da palavra em seu retorno a camará, depois mais e 80 dias ausente devido a tratamento medico, agradecendo a todos, que mesmo não tendo lhe visitado, mandaram mensagens, ligaram e ate rezaram pela saúde do vereador. Em seguida Beto pediu a presença da prefeita Rita campos para fazer alguns esclarecimentos  referente a “farra” de diárias em seu governo. Onde tem motorista que em dias consecutivos e ate mesmo, no mesmo dia, estão em cidades diferentes. E sobre a transferência de um milhão de reais, da secretaria de saúde para secretaria de obras.
 
O vereador Etevaldo foi o segundo a falar, e cobrou do poder executivo um braço de poste de energia para localidade do feijão.
 
O pepista Ciel Jerico, falou sobre seu projeto de lei onde cria o conselho municipal de meio ambiente para o município, o referido projeto gerou algumas discussões sobre o tema. A exemplo que, já existe na secretaria de agricultura do município, uma diretoria de meio ambiente, onde o vereador não tinha conhecimento. O publico presente falou da importância da criação desse conselho. O funcionário do Sindicato dos trabalhadores rurais de Chorrochó, Anderson, lembrou que através desse conselho é que podem ser feito os cadastros ambientais rurais. O CAR serve para realizar o cadastro de seus imóveis (Imóvel Rural, Imóvel Rural de Povos e Comunidades Tradicionais ou Imóvel Rural de Assentamento da Reforma Agrária). Anderson  ainda lembrou que em nossa região, somente o município de Chorrochó não fez esse cadastro, e que os proprietários de imóveis rurais podem ser multados.
 
Bady(PSB) cobrou mais uma vez, limpezas da ruas, principalmente das populares da rua de cima. Alem de limpeza, o vereador pediu a presença do secretario de infraestrutura Oscar Araujo e do chefe obras do município para dar alguns esclarecimentos sobre a situação das obras do saneamento básico do município.
 
O presidente da casa Tercius de Fafa, explicou que foi enviado pela camará de vereadores de Chorrochó, um oficio a secretaria de infraestrutura hídrica e saneamento do estado, pedindo explicações referente a paralisação das obras do saneamento no município. E no dia 21 de maio, o senhor Wilson Alves, chefe de gabinete da SIHS através de oficio, explicou que:
“Informamos que para a realização do empreendimento, a embasa celebrou com a codevasf o termo de compromisso no valor de 6,4 milhões em novembro de 2013. Acontece que, no decorrer da obra, houveram diversos registros relacionado com as dificuldades da contratada(Consbrasil-construtora Brasil Ltda) no cumprimento do cronograma físico-financeiro e outros problemas também impactaram o desenvolvimento da obra.
Apesar do esforço da embasa, as dificuldades da localização geográfica do município, a empresa não atendeu as diversas notificações e solicitações da fiscalização da obra. Com isso, em abril/2015, o contrato com a empresa executadora foi rescindido unilateralmente pela Embasa.
Diante da rescisão contratual o orçamento encontra-se em atualização para relicitação e contratação de uma nova empresa, visando a continuidade da execução dos serviços.”
 
 A Vereadora Jane de Bento, disse que não visitou o vereador Beto, mais fez suas orações para melhora do mesmo. Em seguida a vereadora falou dos 100 anos do apostolado da oração de Chorrochó, que Será realizado uma grande festa nos dias 14, 15 e 16 de Agosto.
 
A reunião foi aberta para população usa-se da tribuna. Então os organizadores do campeonato de campo que terá inicio no próximo dia  4 de julho. Usaram da tribuna para pedir uma ajuda ao incentivo do esporte na cidade. O presidente Tercius, achou muito importante a iniciativa dos organizadores Darlan e Ricardo, que alem de entregar um oficio a camará, apresentaram um projeto do campeonato! O vereador Beto lembrou que o governo municipal recebe 60 mil por ano, para incentivos ao esporte. O ex Vereador Zebinho presente na reunião, sugeriu que o projeto do campeonato, fosse apresentado como projeto de lei por um dos vereadores. Sendo assim todos os recursos que entrarem para o esporte, terá o destino certo. Uma sugestão de Zebinho, que foi muito bem reconhecida por todo ali presente. “já pensou todos os anos 10 mil desses recursos fossem para os campeonatos de campos do município e mais 10 mil para os campeonatos de futsal e o restante para outras praticas?” lembrou um cidadão.
 
O morador Eri, pediu para os vereadores fiscalizarem a obra do porto da barra, para não deixar acontecer o que aconteceu com o saneamento. O vereador Beto explicou que é meio complicado fiscalizar as obras, pois a PMC, não cumpre a lei, em apresentar todos os convênios de obras no poder legislativo como manda a lei. Os convênios vem para o município, la mesmo na prefeitura eles fazem as licitações e nada passa pela camará. Explicou o Vereador. Eri ainda foi mais longe, pediu a instalação de uma CPI no saneamento básico. Cobrou da prefeitura, a ativação da quadra coberta, que nunca serviu para praticar esportes. Ou que pelo menos, autorize a associação de atletas de futsal da cidade, concluir a obra da quadra!
 
Outro cidadão Raone, pediu mais segurança no município! Ele falou que não aguenta mais ouvir todos os dias assaltos e homicídios no município e na região. Ele falou que esteve conversando com carreteiros que trafegam diariamente na BR 116, eles afirmaram que o trecho da BR, que vai do povoado da Formosa ao Ibó, é chamado pelos camionheiro de “FAIXA DE GAZA”!  O trecho mais perigoso de toda BR 116. A BR é a maior do Brasil. Raone ainda lembrou que o comandante já veio a uma reunião, e nada foi resolvido referente a falta de segurança no município. Foi sugerido pelo cidadão Eloy Netto, que seja cobrado também, mais efetividade por parte da policia civil, e que os ofícios sejam enviados também, a coordenadoria ou superintendência da policia civil em Salvador. Pois a regional de Paulo Afonso, não dar prioridade as investigações dos crimes ocorridos na região. Lembrou ainda o cidadão, que a policia militar, é uma policia preventiva e não investigativa, é o que normalmente a CPAC ainda faz, que não é sua obrigação.
 
 
 
www.chorrochoonline.com
Informação entrtenimento cultura e política
Fonte: Blog Chorrochó em Foco