Democratas governa 30% da população da Bahia; partido elegeu 39 prefeitos

04/01/2021 17:00

O Democratas passou a governar, desde o dia 1ºde janeiro, com a posse dos 39 prefeitos eleitos da legenda nas cidades, cerca de 30% da população da Bahia para o mandato que vai até 2024. Com isso, o partido presidido nacionalmente pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, administra o maior percentual de baianos entre todas as legendas no estado.

O DEM elegeu dez prefeitos entre os 30 maiores colégios eleitorais do estado, entre eles Salvador, com Bruno Reis sucedendo ACM Neto e sendo eleito com o maior percentual de votos do país levando em consideração as capitais, com quase 65%.

De acordo com o jornal Correio, a sigla ainda teve o maior número de votos para prefeitos em toda a Bahia nas eleições de 2020, com cerca de 1,5 milhão de votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e superou partidos como o PT, legenda do governador Rui Costa, que teve em torno de 1,1 milhão de votos.

No dia da posse dos novos prefeitos, o deputado federal Paulo Azi, que é o presidente do Democratas na Bahia, comemorou o resultado da legenda em novembro do ano passado e destacou que, com 39 prefeitos eleitos, o partido vai gerir o Executivo municipal para cerca de 30% da população da Bahia.

“O partido se preparou e apresentou, por um lado, quadros competentes e capacitados nesta eleição e, por outro, nomes já testados e aprovados por suas respectivas populações”, afirmou Azi. (Bahia.ba/ Foto Divulgação)