Destaque 2018: Professor Marcos Alves. Uma história de superação e conquistas

06/03/2018 14:24

Professor Marcos Alves, casado, pai de dois filhos (Maria Antônia e Davi Alves), possui Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indigna e Graduação em História pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2005). Atualmente é professor efetivo - Secretaria de Educação do Estado da Bahia e professor efetivo - Secretaria de Educação de Pernambuco, atuando profissionalmente nas cidades de Macururé e Belém do São Francisco. Tem experiência na área de História, com ênfase em HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDIGENA.

. Bastante preocupado com as questões sociais, acredita ser a educação o meio mais eficaz na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Diante disso, sempre demonstrou preocupação com a atenção prática dada pelos governantes a educação.

Sua história de vida é prova de que a educação é extremamente importante na garantia de um futuro digno. Nascido em 09/03/1982, filho de Maria Rodrigues dos Santos e Vitor Alves dos Santos (já falecido), ambos analfabetos e passando por diversas dificuldades financeiras não mediram esforços para que os filhos fossem alfabetizados.

Vivendo na zona rural de Macururé, aos 6 anos de idade, Marcos Alves foi matriculado na Escola Estadual de Xique-xique, que tinha como educadora a professora Balbina Damascena, por quem nutri profunda admiração pelo trabalho de alfabetização desenvolvido naquela região. A distância da residência de seus pais até a escola era de cerca de 4 km, todo esse percurso era feito a pé. No ultimo ano do Ensino Fundamental-I, o mesmo foi transferido para escola Estadual Edvaldo Soares do Nascimento, na mesma localidade. A Última etapa da educação fundamental e Ensino Médio foram concluídos no Colégio Cenecista São José, em Chorrochó, colégio esse que, logo depois, passou a ser denominado de Colégio Estadual São José. Os cerca de 10 km da fazenda dos seus pais até Chorrochó eram feito de bicicleta, sedo que dividia a mesma bicicleta com seu irmão (José Antônio) que estudava no mesmo colégio. Foram 7 anos de muitos desafios até concluir o Ensino Médio em 2001.

Mesmo morando todo esse tempo no município de Macururé, sua relação com este município se fortaleceu a partir de 2002, quando o mesmo começou a dar aulas na cede do município. Macururé, atualmente, não vive os melhores momentos de sua história, a população tem enfrentado diversos problemas, no entanto, ele se orgulho de ser cidadão macurureense. Por algumas vezes foi cogitado a concorrer a cargos políticos, porém isso nunca se candidatou.

Em 2002, Marcos Alves, ingressou no curso de licenciatura em História no CESVASF, em Belém do São Francisco e, assim como nas etapas anteriores de estudo, no Ensino Superior não foi diferente, o mesmo teve que enfrentar inúmeras dificuldades, porém, com a ajuda de Deus, familiares e amigos conseguiu concluir com sucesso o curso de licenciatura, em 2005. Logo que terminou o curso de licenciatura, entre 2005 e 2006 foi aprovado em 3 concursos públicos na área da educação, sendo um para professor de Historia do município de Macururé, outro para professor do Estado da Bahia sendo aprovado na única vaga disponível para o Colégio Estadual de Macururé; o terceiro para professor do Estado de Pernambuco.De 2007 a 2008 atuou como professor substituto no curso de história do CESVAF. Em 2009 foi aprovado em uma seleção para professor da Escola de Referência em Ensino Médio Tercina Roriz, atualmente exerce a função de Assistente de Gestão (vice-diretor) na referida em escola.

Sua historia de vida pode ser definida como um exemplo de que as dificuldades, os desafios e obstáculos que a vida nos impõe podem e devem ser superados com serenidade, determinação, perseverança e, acima de tudo, respeito ao próximo.