Destaque do ano 2019 Categoria Advogado Abaré Edevaldo Paiva

17/12/2019 22:32

De origem rural, nascido na Fazenda Riacho do Mato, município de Abare-BA, no ano de 1980, hoje, o Dr. Edevaldo Paiva, tem um história cheia de desafios, desafios esses que incansavelmente tem superado com garra, desdenho e maestria, graças ao apoio inigualável de Deus, da família e dos bons amigos.

Após concluir o primeiro grau do Ensino Fundamental, ainda na fazenda onde nasceu, passou a morar na sede do município onde concluiu o ensino fundamental e médio. Por falta de condições financeiras, ficou por cerca de 10 (de) anos sem estudar efetivamente algo ligado a vida secular, se dedicando por absoluto aos serviços religiosos da Igreja Evangélica que faz parte, a saber, a Assembleia de Deus.

Sua vida secular é recheada de sucessos sucessivos, atuou como Técnico de Vigilância Sanitária, pelo município de Abaré, posteriormente, via concurso público, assumindo o cargo de Auxiliar Administrativo, e atualmente como Analista de Controle Interno.

Ainda, foi Assistente de Atividade Administrativa via seleção REDA, servindo na Escola Estadual Santo Antônio de Abaré.

Após 10 (dez) anos da conclusão do Ensino Médio, passou a cursar Ciências Contábeis pela FTC na Barra do Tarrachil, deixando o curso no sexto período quando através do PROUNI conseguiu uma vaga para cursar Bacharelado em Direito na cidade de Serra Talhada, que após providencia de Deus, “segundo ele”, conseguiu transferir para FACESF na cidade de Belém do São Francisco-PE.

Hoje, após sua formatura no final de 2015, foi aprovado no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, antes mesmo de concluir o curso. Da sua formação até a presente data, sempre procurou enriquecer seus conhecimentos específicos, se especializando a título de pós graduação em: Direito Processual do Trabalho, Direito Processual Civil, Processo Constitucional, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, estando em curso uma especialização em Direito Processual Penal e Direito Penal. Somado a isso foi o advogado destaque do ano de 2018 de sua cidade.

Tratando de vida religiosa, embora ensinado os caminhos bíblicos desde a infância, teve sua vida espiritual mais intensificada a partir de 17 de março de 1996, quando passou a ser um cristão assembleiano. Logo depois, foi separado ao diaconato e ao presbitério, respectivamente, tendo inclusive se formado teologicamente, cursando o Bacharelado em Teologia Livre e em seguida feito mestrado em Ciências da Religião, tendo, portanto, uma excelente bagagem de conhecimento nas áreas em que atua.

Toda a sociedade conhece sua índole, conduta ilibada, homem de respeito em meio a sua comunidade, e, por está na vida pública, ainda que sem exercer cargo eletivo, responde processo na via judicial.

Quanto a situação acima que deu repercussão nacional, o TJ/BA e o STJ, em sede de Habeas Corpus, julgaram abusivas e desnecessárias, assim como, posteriormente, o Ministério Público local e o Judiciário também passaram a compreender. Inclusive, em razão de exageros cometidos, a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, nacional, fez Desagravo, na cidade de Paulo Afonso, em defesa dos advogados, entre eles, o Dr. Edevaldo Paiva.

Questionado sobre como se consegue dar a volta por cima de tais situações o Dr, respondeu “minha vida é pautada na Palavra de Deus, e não há mal que se levante contra mim que não caia por terra”... “eu sei em quem tenho crido, e estou certo que Ele é poderoso para guardar o meu depósito, ou seja, minha vida”... “mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido”... com essas frases bíblicas ele ainda citou o seguinte: “eu me senti durante aquele tempo, como uma árvore cortada pelo tronco e secou-se o tronco, mas ficou as raízes, não conseguiram alcançar minhas raízes porque são profundas e estão entrelaçadas na força do poder de Deus, e como diz a Bíblia Sagrada em Jó 14: 7-9, “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,

Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta”.

“A minha vitória vem do Senhor criador dos céus e da terra”.

O meu Deus, a minha fé, que Ele me deu, minha família e meus amigos, é o que me dar força para prosseguir”.

“Ninguém pode tocar na minha alma, ninguém pode tirar Jesus de mim, ninguém pode aprisionar minha mente, e hoje vivo não apenas sentindo o cheiro das águas para brotar continuamente, eu tive minha sede saciada.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36.