Destaque do ano 2019 Socorrinha Tumbalala: Nascida na Aldeia de Pambu a índia lutou desde cedo para estudar e hoje seus textos são destaques nas redes sociais

16/12/2019 21:10

Nascida na Aldeia Pambu, município de Abaré/BA, filha de Gregório Lopes de Santana e Maria Nazaré Alves da Silva, é a quinta filha do casal num total de 06 irmãos. “saí de casa muito cedo, com apenas 12 anos de idade tive que ir morar no distrito de Ibó para continuar estudando, no povoado de Pambu só era ofertado o ensino até a quarta série do ensino fundamental!,” Em 1994 formou-se em magistério e foi morar em Juazeiro junto aos irmãos, onde começou a lecionar em uma escola particular, trocando depois pelo trabalho de caixa de supermercado pelo fato do salário ser melhor. Ainda em 94 conheceu Luiz Afonso Araújo com quem namorou e casou, Luiz, é agricultor e empresário do ramo de frutas no mercado do produtor de Juazeiro/BA. Tiveram 02 filhos, Fernanda e Thiago. Em 2009 Socorrinha perdeu seu pai, pessoa da qual tinha grande ligação e passou por acompanhamento psicológico para superar a perca, viu como estratégia de enfrentar o luto a ocupação da mente e resolveu fazer faculdade de Serviço Social. Em 2014 concluiu o curso de Bacharel em Serviço Social e em seguida se especializou em Saúde Coletiva e Gestão Social. Ainda em 2014 concorreu ao certame do município de Abaré foi aprovada, tomando posse no cargo em novembro de 2016. Em janeiro de 2015 passou em primeiro lugar no processo seletivo do IMIP para trabalhar na Saúde Indígena e permaneceu trabalhando até o mês vigente. Foi afastada do concurso da prefeitura em janeiro de 2017 e retornou em fevereiro de 2019 após um Termo de Ajuste de Conduta TAC entre o Ministério Público, a Prefeitura e os Concursados.

SocorrinhaTumbalala como é conhecida dentro do movimento indígena por ser liderança de base e de movimento, é assistente social, agricultora e empresária. Quando se refere a política costuma falar “a minha política é de grupo...estarei sempre ao lado de políticos que defendem grupos, que prezam pelas políticas públicas e que respeitam os direitos sociais dos seus munícipes”.

Seus textos e mensagem conseguem se destacar por conte-los confiança, verdades, informações e ética.