DICAS PARA FAZER UMA REDAÇÃO

12/05/2013 20:59
 
 
redacao Dicas para Fazer uma Redação

Redação é sempre um problema para os jovens estudantes que estão aprendendo a fazer redação e posteriormente pretende fazer prova para vestibular ou concurso público que exige redação no processo seletivo.
Por isso, para quem tem dificuldades sempre são bem vindas às dicas para fazer uma redação de qualidade. Lembrando que, para algumas profissões que se pretenda seguir, saber escrever uma boa redação é fundamental. Por isso conheça algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
Primeiramente, tenha conhecimentos de gramática e ortografia para escrever bem, assim como ter um bom vocabulário ajuda e muito a fazer uma boa redação. Para isso é necessário muita leitura para adquirir vocabulário e também fluência no português e conhecimento.
Para escrever bem o texto passar simplicidade, não significa que deve ser medíocre, mas ser simples e coloquial na forma de escrever as ideias além de ser direto ao transmitir suas ideias, sem rodeios. Um bom texto precisa ter unidade, ou seja, ser coerente e coeso do início ao fim do texto. Uma boa dica para ter essa unidade é organizar o texto com uma introdução, desenvolvimento, neste colocar suas ideias de forma organizada; para deixar bem organizado o desenvolvimento, porque não colocar em cada parágrafo uma ideia desenvolvida; e uma conclusão, que finaliza com uma ideia maior sobre o tema abrangente.
Por isso o segredo de uma boa redação está não só no escrever, mas planejar como será seu texto, pensar como este estará organizado e como desenvolverá as ideias. Depois de executado seu texto, leia-o, releia quantas vezes achar necessário, para fazer as edições necessárias. Durante esse processo podem ser feitas muitas modificações, observar erros de otografia e muito mais e esta é a hora para modificar o que deve ser mudado. O computador pode ser um aliado na hora de fazer a redação e as várias edições. Essas são algumas dicas que devem ser acompanhadas sempre de muitas leituras e de muito treino.