Estudantes da rede estadual apresentam ferramentas tecnológicas usadas em sala de aula na FLICA 2018

12/10/2018 11:58

 

As ferramentas tecnológicas utilizadas pelos estudantes em sala de aula, graças ao projeto e-Nova Educação, que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Google, estão sendo apresentadas durante a Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece até domingo (14), em Cachoeira. Com o uso de chromebooks, estudantes e professores da rede estadual simulam aulas e mostram como o uso da tecnologia digital tem dinamizado o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

 

As atividades estão sendo realizadas, de forma interativa com o público, no Espaço Educar para Transformar, localizado no prédio da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira. Nesta quinta-feira, os estudantes e professores do Centro Educacional Gastão Guimarães e do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, ambos de Feira de Santana, fazem demonstrações de aulas com o uso do G-Suite.

 

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional Gastão Guimarães, Andréa Rodrigues, falou sobre a iniciativa. “Estamos mostrando atividades desenvolvidas na disciplina de Biologia, no 2º ano do Ensino Médio matutino, como são utilizados recursos como o Classroom e outros serviços do G-Suite. A utilização dos Chromebooks está sendo muito bem aproveitada pelos professores como forma de realizar atividades e avaliações com os estudantes, ampliando as possibilidades de aprendizagem”, disse.

 

O estudante do 2º ano, Yuri Caetano, 16 anos, está entusiasmado com a participação na FLICA e explica o que mudou a partir da utilização das ferramentas tecnológicas. “O projeto e-Nova Educação está criando um ambiente para o estudante muito mais atrativo. O que estamos mostrando aqui é que podemos realizar atividades e avaliações de forma mais dinâmica com o uso dos chromebooks. É muito bacana ver toda a turma interagindo, além de ser muito mais fácil para o professor, que pode passar tarefas online e nós sermos notificados mesmo que não estejamos na escola por meio do Classroom”, explicou.

 

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca a ação do projeto. “Iniciamos o e-Nova em 20 escolas de forma piloto, para em seguida levar a iniciativa para mais de 500 colégios, onde os estudantes e professores já estão desenvolvendo projetos e aplicativos, além de acessarem milhares de conteúdos disponibilizados pela Secretaria. Esta é uma forma de fortalecer o eixo pedagógico das escolas, a partir de ferramentas tecnológicas aplicadas à Educação”.  

 

Livro Digital

 

Os participantes da FLICA também conheceram o livro digital ‘Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação’, que está sendo utilizado pelos estudantes da rede estadual dentro do projeto e-Nova Educação. O livro é uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do projeto Ciência na Escola, para apoiar e motivar os professores a desenvolverem uma pedagogia baseada na realidade dos Territórios de Identidade da Bahia.

 

O livro aborda diversas áreas do conhecimento, de forma ilustrativa e dinâmica, possibilitando que o estudante perceba a conexão existente entre sua vida e tudo o que ele aprende na escola. A coordenadora do Projeto Ciência na Escola, Shirley Costa, disse que apresentar o livro digital na FLICA tem um sentido especial. "Isto mostra como a Secretaria vem inspirando as novas linguagens e tecnologias existentes, para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e divertido. A FLICA é um espaço interativo de novas aprendizagens e o livro digital é uma porta aberta para isto, principalmente por trazer temas que retratam o território, a Bahia e até mesmo aspectos históricos e culturais de Cachoeira", afirmou.

 

Lançado em março deste ano, o livro possui três versões. A primeira versão disponibilizada é muito próxima a de um livro tradicional, onde se pode mudar as páginas, dar zoom para aproximar a leitura do texto e fazer buscas por palavras no conteúdo. A segunda versão é a de acessibilidade voltada para todos que têm baixa visão ou dificuldades de ler no dispositivo digital, na qual todas as imagens estão transcritas e todo o conteúdo pode ser escutado como se fosse um áudio-livro. Já a terceira versão é a conversão do livro num grande conjunto de pequenos aplicativos onde cada um deles permite maior interação do aluno e do professor com o conteúdo. A primeira versão está disponível para download no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.

 

 

 
Fotos: Cláudia Oliveira  
 
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
(71) 3115 9026
www.educacao.ba.gov.br