Exército treina tropa para realização de Operações Ribeirinhas

02/07/2018 10:57

A 6a Região Militar, por meio da 1a Companhia de Infantaria, realizou, de 18 a 22 de Junho de 2018, na região da divisa dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, um adestramento e um exercício simulado que contou com o apoio do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

A atividade visou treinar a tropa para realizar operações Fluviais no Rio São Francisco, utilizando os meios orgânicos da Organização Militar, além de adestrar o efetivo profissional da 1a Companhia de Infantaria em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme sua missão constitucional, a fim de interromper a ação de agentes perturbadores da ordem pública, agindo isolada ou coletivamente, que estejam atentando contra o patrimônio público/privado e/ou impedindo o funcionamento de serviços essenciais à população.

 

Denominada “Operação Netuno”, o exercício contou com uma força de aproximadamente 30 homens e 7 embarcações do Exército Brasileiro, além de integrantes do ICMBio, instituto responsável por proteger e monitorar as unidades de conservação federais no país.

 

No Exercício foram realizadas ações de patrulhamentos fluviais, reconhecimentos das margens do Rio São Francisco localizados entre as cidades de Paulo Afonso-BA e Canindé do São Francisco-SE, contando, ainda, com ações de fiscalização do Monumento Natural do Rio São Francisco (MONA), com objetivo de cooperar com a conservação desta área de preservação ambiental.

 

O Final da Operação foi marcado pela ocupação da Usina de Xingó pelas tropas da 1a Companhia de Infantaria, simulando uma ação de proteção daquela importante estrutura estratégica da Companhia Hidroelétrica do São Francisco. O intenso treinamento para cumprir missões de GLO possibilita garantir o preparo da tropa para restabelecer as condições de normalidade em áreas urbanas diante de situações de conflito

 

www.chorrochoonline.com

Fonte: P A 4