Feira Cidadã promovida pelas Voluntárias Sociais leva serviços gratuitos para moradores Itarantim

23/02/2018 11:41

Atendimentos gratuitos de saúde e outros serviços estão sendo oferecidos aos moradores do município de Itarantim, no centro sul baiano, na Feira Cidadã que foi aberta na manhã desta sexta-feira (23) - e prossegue até este sábado, 24 - pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Mais de três mil moradores serão beneficiados com exames preventivos de câncer, atendimento odontológico e oftalmológico; serviços do SAC Móvel, como a emissão da 2ª via de carteira de identidade (RG) e outros documentos; e do SineBahia, por meio da intermediação para o trabalho.

O evento é idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente da VSBA, Aline Peixoto, e tem como meta oferecer para a população de diversas partes do estado um espaço que reúna ações nas áreas de saúde e bem-estar. “Nosso objetivo é trazer esses serviços muito importantes para perto das populações que mais precisam, sem que elas precisem se deslocar para outras cidades”, afirmou a coordenadora das Voluntárias Sociais, Leila Colangeli.

De acordo com o prefeito de Itarantim, Paulo Construção, a iniciativa ajuda muito quem vive fora dos grandes centros. “Para as cidades menores, que têm uma demanda grande para esses serviços, essa é uma iniciativa louvável. É só ver a felicidade no rosto da população itarantiense nesta manhã, recebendo um atendimento de qualidade para vários serviços. A primeira dama está de parabéns”.

 

Saúde

Além de avaliação oftalmológica para crianças e adultos, as VSBA também disponibilizam armações de óculos para as pessoas que apresentaram a necessidade do uso de lentes corretivas. “Para mim, foi maravilhoso, além de fazer o exame, já saí daqui com os óculos quase prontos. Esse evento é maravilhoso”, afirmou a aposentada Rialta Barcos, que acordou bem cedinho para cuidar dos olhos.

Também estão sendo realizados agendamentos de cirurgias de catarata para idosos diagnosticados com a doença e tratamentos odontológicos. Na área de procedimentos médicos, oferecidos exames de mamografia; ultrassonografia de mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles; ginecologia, raio-x do tórax e consultas com médico clínico geral. Quem compareceu também pôde realizar exames mais simples, como aferição de pressão arterial, medição do índice glicêmico e recebeu orientações nutricionais.

 

Outros serviços e lazer

Uma unidade móvel do SAC também presta serviços. Na manhã desta sexta foram distribuídas fichas para emissão de carteiras de identidade (RG) e para CPF. Para o público infantil, a feira conta ainda com atividades de recreação e o Espaço Brinquedoteca, com diversas manifestações artísticas. Enquanto os pais aproveitam os serviços, as crianças se divertem.

 

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA