Governador Rui Costa aborda ações para melhorar a aprendizagem dos estudantes com educadores na Chapada Diamantina

27/02/2019 15:02

Mais de 60 educadores, de 39 escolas da região da Chapada Diamantina, participaram, nesta quarta-feira (27), em Lençóis, de um encontro com o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Este é o terceiro encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos realizado com a presença do governador, para discutir ações nas escolas que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O primeiro encontro do governador com os educadores foi na quinta-feira (21), em Alagoinhas (NTE 18), e o segundo na sexta-feira (22), em Jacobina (NTE 16). A atividade será realizada em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

 

O governador Rui Costa destacou a importância deste processo de escuta para fortalecer a pedagogia e a infraestrutura das escolas. "Queremos acompanhar estas demandas apresentadas pelos educadores, do mesmo jeito que conhecer os bons exemplos e soluções. Temos a responsabilidade de transformar vidas dando uma nova perspectiva através da Educação. Por isso, temos que ouvir os educadores e planejar uma continuidade nas iniciativas de melhorias na infraestrutura, na formação de professores, ampliar, com qualidade, os cursos técnicos, utilizar o esporte e a cultura, além de trazer a família para a escola para melhorarmos o ensino e a aprendizagem dos estudantes", enfatizou.

 

Para o secretário Jerônimo Rodrigues, os encontros são estratégicos para aprofundar as ações do Governo na Educação. "Esta agenda proposta para o governador Rui é fundamental para que possamos atuar de forma mais efetiva nas escolas. Com a equipe técnica da Secretaria à disposição dos educadores, o objetivo é ouvi-los para buscarmos, realmente, as soluções. Não podemos ficar presos a números, temos que trabalhar para que o ensino e a aprendizagem tenham um crescimento na qualidade em todo o Estado. A proposta é que estes encontros sejam contínuos, para que consigamos fazer um acompanhamento das demandas e suas soluções", ressaltou.

 

Ideilton Caires, o vice-diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Barra da Estiva, falou da sua confiança nos encaminhamentos feitos. "Esta aproximação mostra o compromisso do Estado em realizar ações que contribuam para a melhoria das escolas. Acredito que ouvir quem está no dia a dia do ensino vai apontar as verdadeiras demandas. Estou, realmente, entusiasmo com estas novas perspectivas que o Governo aponta para melhorar a Educação", disse.

 

Já para a coordenadora pedagógica, Maria Joselma, do Colégio Estadual de Rui Barbosa, a preocupação com o pedagógico e a participação da família são dois pontos fundamentais nas discussões. "Gostei muito da importância dada à participação da família na Educação. A postura de incluir os coordenadores pedagógicos também foi acertada, porque, com a minha entrada neste ano, ficou perceptível a necessidade desta função na organização e no planejamento pedagógico nas escolas. Espero que, com este diálogo, possamos alinhar as necessidades ligadas à formação continuada e à melhoria da Educação como um todo", salientou.

 

Fotos: Mateus Pereira / GOVBA