Governo fecha acordo para trazer 50 ararinhas-azuis ao Brasil; Centro de reintrodução da espécie será construído em Curaçá

26/06/2018 08:39

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou domingo (24), em Bruxelas, na Bélgica, memorando de entendimento com organizações conservacionistas da Bélgica (Pairi Daiza Foundation) e da Alemanha (Association for the Conservation of Threatened Parrots) para trazer ao Brasil 50 ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) – espécie que só ocorre no país. A previsão é que as aves estejam em território nacional no primeiro trimestre de 2019.

A cerimônia aconteceu durante a inauguração de espaço para preservação do animal, no zoológico belga Pairi Daiza. “Eu nasci exatamente na mesma região onde existia a ararinha. Eu vi a última em liberdade, e estar aqui, e ver, tantos anos depois, uma ararinha é uma emoção especial. Por obra do destino, me transformei em ministro do Meio Ambiente do Brasil e estou aqui para realizar o sonho de ambientalistas, não só do Brasil, mas do mundo: trabalhar na reintrodução do animal no seu habitat natural e permitir que ele volte a voar em casa”, disse o ministro.

www.chorrochoonline.com

Fonte: Carlos Britto