Josias Gomes faz palestra a 37 oficiais superiores da PM e Corpo de Bombeiros

26/03/2018 22:43

Convidado pelo coronel Maurício Costa, chefe de gabinete da Casa Militar, o secretário de Relações Institucionais falou sobre governança e governabilidade

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), fez na tarde de quinta-feira (22) uma palestra a 37 tenentes-coronéis e majores da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militares (CBM) dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Roraima, e Rio Grande do Sul.

 

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no CAB, e faz parte do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública, ministrado pelo coronel Adaílton Maurício Costa, chefe de Gabinete da Casa Militar do Estado da Bahia.

 

Segundo o coronel Maurício Costa, o objetivo principal do curso é habilitar os oficiais superiores para o desempenho das funções estratégicas da corporação e permitir que eles alcancem o cargo de coronel, o mais elevado da PM.

 

O tema da palestra de Josias Gomes foi “As relações institucionais e suas implicações na governança e na governabilidade”. Em sua fala aos oficiais militares, Josias Gomes destacou o papel desempenhado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) na prevenção e intermediação de conflitos sociais.

 

“Nós realizamos frequentemente mesas de mediação de conflitos com a participação dos agentes sociais envolvidos, representantes do governo estadual, e da Polícia Militar, entre outros, para prevenir e atuar na solução de conflitos”, informa o secretário.

 

Segundo ele, essa postura solucionou – sem traumas e perdas de vidas – todos os conflitos que ocorreram nos últimos anos na Bahia. “Essa interlocução com os movimentos sociais, a Polícia Militar, dirigentes sindicais, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, e vereadores, sintetiza o papel da Serin, que é principal porta de entrada desses agentes ao governo do Estado”, destaca Josias Gomes.

 

O coronel Maurício Costa salienta o papel da corporação na formação dos oficiais superiores. “Esse curso de capacitação é ministrado na Academia da Polícia Militar, localizada na Vila Militar do Bonfim. Ele tem a duração de 6 meses, com diversas disciplinas, e a edição deste ano começou neste mês de março, com aulas teóricas, e um trabalho técnico – dissertação ou monografia – que habilitam os oficiais aprovados a promoção à patente de coronel”, informa o coronel Maurício Costa.

 

Segundo ele, a palestra de Josias Gomes foi extremamente positiva e com boa receptividade pelos alunos oficiais, que fizeram várias perguntas e debateram o tema com o palestrante. “Foi excelente a avaliação que fizemos após a palestra. Alcançamos nosso objetivo e vamos fazer outras ao longo do curso. Já temos agendadas palestras com André Curvello, secretário de Comunicação do Estado, Cézar Lisboa, chefe de Gabinete da Secretaria de Justiça do Estado, e o coronel Carlos Augusto Gomes Souza e Silva, chefe da Casa Militar da Governadoria”, conclui o coronel Maurício Costa.