MACURURÉ E SUAS RIQUEZAS: "O IMPORTANTE É SABER OLHA PARA AQUILO QUE TEM, QUE ÀS VEZES NÃO TEM UM VALOR DIRECIONADO" JOSÉ CARLOS

29/07/2021 15:57

Redação do chororchoonline

Por Edimar Carvalho

 

No aniversário da cidade de Macururé conheci o artista José Carlos que é artesão, professor, atualmente está trabalhando na Defesa Civil do município de Macururé. Mas o nosso rápido bate papo foi referente ao campo da arte, e esse grande artista me falou um pouco do seu trabalho, com temas do sertão, fauna e flora e temas históricos como os ícones de grande relevância, o bando de Lampião, Antonio Conselheiro, o vaqueiro tudo isso produzido em cerâmica através da argila e trabalho com paisagismo.

Segundo José Carlos o município tem bons artesãos de raízes, curtidores de couro, bons ferreiros do tempo da guerra de Canudos, mas essa geração já está indo embora, temos as ceramistas como às mulheres do Riacho dos Caldeirões.

Fazendo um levantamento maior ha muitos, porém discente do seu trabalho, por isso, José Carlos solicita uma parceria com o site Chorrochoonline para reavivar isso no município, temos grandes potências precisamos reativar nessas pessoas a importância que tem a arte.

O pessoal alega que não tem outra forma de viver, tem sim o importante é saber olha para aquilo que tem, que às vezes não tem um valor direcionado, mas pode ser dado um valor a partir do momento que você começa a manipular, aquilo que está aí em larga escala, que é o próprio barro.

 

Veja um pouco do trabalho desse artista: