Navio de guerra dos EUA faz disparos de alerta contra embarcações iranianas, dizem fontes

10/01/2017 13:55
Resultado de imagem para destróier da Marinha dos Estados Unidos
Reuters
 
Um destróier da Marinha dos Estados Unidos disparou três tiros de alerta em direção a quatro embarcações da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã no domingo, após terem se aproximado do navio norte-americano em alta velocidade no Estreito de Hormuz, disseram dois representantes da Defesa dos EUA nesta segunda-feira.
 
Os representantes, falando sob condição de anonimato, disseram que o USS Mahan estabeleceu comunicação por rádio com os barcos, mas não responderam a pedidos para que desacelerassem, embora tenham continuado a fazer perguntas para o Mahan. O destróier da Marinha disparou sinalizadores e um helicóptero soltou fumaça de alerta antes dos disparos.
 
As embarcações iranianas chegaram a 800 metros do Mahan, o qual escoltava outros dois navios militares, disseram as fontes.
 
A guarda iraniana não estava imediatamente disponível para comentários.
 
O incidente aconteceu dias antes de o presidente eleito Donald Trump tomar posse em 20 de janeiro. Trump prometeu que quaisquer embarcações iranianas que incomodarem a Marinha dos EUA no golfo serão “alvejadas para fora da água”.
 
Uma das fontes disse que esse tipo de incidente acontece ocasionalmente. Mais recentemente, em agosto, outro navio norte-americano disparou tiros de alerta contra uma embarcação de ataque rápido iraniana que se aproximava de dois navios dos EUA.
 
A fonte acrescentou que os disparos de alerta foram apenas uma das sete interações que o Mahan teve com embarcações iranianas no fim de semana, mas outras foram consideradas seguras.
 
(Por Idrees Ali)