"O povo está passando fome não é por falta de produção de alimento", diz Lula

27/08/2021 00:00

Foto: Brenner Menezes

 

Durante a coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (26), na policlínica de Narandiba em Salvador-BA, o ex-presidente Lula falou sobre a fome no Brasil.

Ao ser questionado se a pandemia exacerbou a pobreza na Bahia e no país, Lula afirmou que infelizmente precisa afirmar que a fome voltou a afetar o povo brasileiro.

Segundo o ex-presidente, a crise alimentar acontece não por incapacidade de produção, mas por falta de poder de compra.

“O Brasil é um país grande produtor de alimento. Aliás, é o terceiro produtor de grãos no mundo. O Brasil é o primeiro produtor de proteína animal. O Brasil tem uma agricultura familiar muito forte: Aproximadamente 70% dos principais alimentos que vai na mesa do povo e é importante a gente saber que o povo está passando fome não é por causa de falta de produção de alimento. O povo está passando fome pois não tem dinheiro para comprar o alimento”, declarou.

O ex-presidente afirmou que a falta de condição financeira é o fator determinante para o problema da fome em todo o mundo, não exatamente a falta de alimento.

“Parece uma loucura, mas quase 800 milhões de pessoas que passam fome no planeta terra, não passam fome por falta de alimento. Passam fome por falta de dinheiro para comprar o alimento e isso me dá pena”, lamentou.

Via Varela Net