PASSAGEM DE LAMPIÃO EM CHORROCHÓ-BAHIA

17/12/2012 11:54

Chorrochó no tempo de Lampião

 

Os limites das cidades de Paulo Afonso, Jeremoabo, Santa Brígida, Canudos, Canché, Macururé, CHORROCHÓ, Uauá, Monte Santo, e Glória, foram cidades que tiveram seus nomes ligados ao nome do cangaceiro Lampião.

              Na manha de 28 de julho de 1928, Virgolino Ferreira – lampião, chegou ao arraial de Várzea da Ema pertencente ao distrito de Chorrochó, acompanhado de 5 cabras. Atrás desse bando já vinham as forças policiais de outros estados nordestinos, que não os encontrou, pois por operação ou proteção alguns fazendeiros deram auxilio aos bandidos nômades.

                Com esse reduzido numero, lampião não deu inicio ao terrível fenômeno do cangaço. Foi em novembro de 1929 a Sergipe, reunindo alguns cangaceiros nômades e voltou ao sertão baiano, tornando se o pavor da gente sertaneja: depredando propriedades rurais, roubando fazendeiros indefesos. No sertão baiano, o Capitão Manoel Campos de Menezes comandou as operações contra os cangaceiros nordestinos, atuando na arriscada incumbência da campanha. Sua perspicácia surtiu bons resultados no trabalho da perseguição e desentocamento dos bandidos cruéis.

                O Capitão Menezes, nascido em Chorrochó no ano de 1906, escolheu este distrito para regimentar o seu batalhão de caça aos bandoleiros.

                Dada sua localização as forças instruídas os fazendeiros para abandonarem suas propriedades e passarem a morar em Chorrochó, tanto para se livrarem dos bandidos massacres de lampião e seus cabras, como também para doarem asilo aos cangaceiros. O distrito de Chorrochó ficou incólume dos ataques dos bandidos, mas muitas propriedade foram saqueadas, destruídos massacrados os fazendeiros, o arraial de Várzea da Ema foi incendiado, apesar da eficiência do comando do Capitão Menezes.

                O Capitão Menezes acometido de maningente faleceu em outubro de 1937, antes o tenente bezerra exterminar o bando de Lampião no Estado de Sergipe em julho de 1938.