Produtores familiares do Semiárido baiano conhecem Plano Safra específico para região

11/08/2013 09:16
 
Mais de 2,7 milhões de pessoas do Semiárido baiano residem na área rural, segundo o Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, do governo federal. Mesmo com as adversidades climáticas, a região se destaca pela produção agrícola familiar, atividade que receberá incentivo nesta segunda-feira (12). A data será marcada pelo lançamento do Plano Safra Semiárido, específico para o estado. O anúncio será feito pelo secretário da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, às 8h, na capital Salvador, que estará representando o ministro do MDA, Pepe Vargas. Ainda na cerimônia, a União entregará máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 92 municípios do estado.

 

Lançado em julho deste ano, o Plano Safra Semiárido reserva R$ 7 bilhões do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 para impulsionar a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade da região, além de promover reservas estratégicas de alimentos e água, para produtores familiares e médios.

“A Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores familiares da região Nordeste. É um estado muito importante para o Plano Safra do Semiárido. Vamos anunciar as principais medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar e do Plano Safra Semiárido com recorte para a Bahia, como as diferentes linhas de crédito, da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Assinaremos um convênio com o estado para garantir uma Ater mais qualificada e que vai ser decisiva na ação das nossas políticas públicas, além de dar um recorte para as especificidades do estado da Bahia”, explica Bianchini.

Os recursos disponibilizados pelo Plano são contratados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal. A linha de crédito oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, os juros são de 1% a 3%, ao ano – nas demais regiões, os juros variam entre 1,5% a 3,5%. Já os contratos de investimento, são tabelados com juros de 1% a 1,5%, ao ano – as taxas para o resto do País ficam entre 1% e 2%. As condições especiais incentivam a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e as reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.

Condições de crédito favorecem cooperativa

Com as condições especiais, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Curaçá e Uauá (Coopercuc) espera acessar pela primeira vez o Pronaf. O investimento será feito para construir novas filiais da agroindústria na região. “Temos um grupo de cooperado que tem vontade de trabalhar mas está parado porque a gente não conseguiu ainda construir a agroindústria nas comunidades que ainda não possuem o empreendimento. O Pronaf nos oferece essa possibilidade agora. Com isso, iremos gerar mais renda, trabalho e inclusão social”, pontua o presidente da cooperativa, Adilson Ribeiro dos Santos

A contratação de crédito dos agricultores familiares que residem fora do Semiárido será regida pelas condições previstas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014.

Benefício para mais de 840 mil pessoas

As ações estruturantes para a região serão complementadas com a entrega de três tipos de máquinas do PAC 2 para 92 municípios baianos. A doação incluirá 46 retroescavadeiras, 22 caminhões-caçamba e 24 pás-carregadeiras que atuarão estrategicamente para fortalecer as obras de infraestrutura hídrica, como o desassoreamento de barreiros e a recuperação e abertura de novas estradas vicinais - as vias que os agricultores familiares usam para comercializar na cidade os produtos cultivados no campo.

A entrega atenderá diretamente 152 mil agricultores familiares da região. Já o número de moradores da área rural que serão beneficiados com a iniciativa supera a marca de 840 mil pessoas.

Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras

Jiquiriçá
Jitaúna
Jucuruçu
Jussari
Laje
Lajedão
Madre de Deus
Maraú
Mascote
Mata de São João
Medeiros Neto
Mucuri
Muniz Ferreira
Muritiba
Mutuípe
Nazaré
Nilo Peçanha
Nova Ibiá
Nova Viçosa
Pau Brasil
Piraí do Norte
Pojuca
Prado
Presidente Tancredo Neves
Riachão das Neves
Salinas da Margarida
Santa Cruz Cabrália
Santa Cruz da Vitória
São Desidério
São Felipe
São Félix
São Francisco do Conde
São Gonçalo dos Campos
São José da Vitória
São Miguel das Matas
São Sebastião do Passé
Saubara
Teodoro Sampaio
Ubaitaba
Ubatã
Una
Uruçuca
Varzedo
Vera Cruz
Vereda
Wanderley

Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de pás- carregadeiras

Candeal
Candiba
Cansanção
Canudos
Capela do Alto Alegre
Capim Grosso
Caraíbas
Casa Nova
Castro Alves
Caturama
Central
Chorrochó
Cicero Dantas
Cipo
Conceição do Coité
Condeúba
Contendas do Sincorá
Coração de Maria
Cordeiros
Coronel João Sa
Cravolândia
Crisópolis
Curaça
Dom Basílio

Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de caminhões- caçamba

Manoel Vitorino
Monte Santo
Morro Do Chapeu
Nova Soure
Novo Triunfo
Pedrão
Pedro Alexandre
Pilão Arcado
Pintadas
Quixabeira
Remanso
Riachão do Jacuípe
Ribeira Do Amparo
Ribeira Do Pombal
Ruy Barbosa
Santa Brigida
Santa Teresinha
Sátiro Dias
Sento Se
Sitio Do Quinto
Uauá
Uibai

Serviço

Solenidade de lançamento do Plano Safra Semiárido e  entrega de máquinas do PAC 2 para municípios da Bahia
Data: 12 de agosto (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, na Avenida Luís Viana, s/n - Salvador (BA)

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ