Profissionais de saúde participam de capacitação sobre mucopolissacaridose em Chorrochó

12/04/2018 12:52

Profissionais da saúde dos PSF do município de Chorrochó participaram nesta quinta-feira, 12, no Plenário Pasqual Almeida Lima Filho na Câmara de vereadores de Chorrochó, de uma capacitação sobre a Mucopolissacaridose (MPS) – doença genética rara, crônica e progressiva, causada pela deficiência ou ausência de uma enzima no corpo.

A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Chorrochó, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Shire e Biomarin com a participação da enfermeira especialista Cristianne  Karla, que trabalha a 8 anos com doenças raras e funcionaria do Hospital Regional Inácio de Sá em Salgueiro, a mesma palestrou sobre a doença segundo Cristianne o estado do Pernambuco é o segundo estado que mais registra caso da doença mas, a Bahia também não fica muito distante desse ranking. Após palestra a enfermeira realizou um teste rápido com perguntas sobre o tema abordado e a Nutricionista Lis e a ACS Lucas Maria representando a equipe responderam as perguntas e foram premiadas pelos palestrantes com brinde e agradecimentos pela colaboração.

 “A pessoa que tem essa doença já nasce com ela, não é uma doença que desenvolveu depois de nascido, não é contagiosa, porém é uma doença rara e hoje já existe tratamento para algumas formas da dela”, explica o medico do PSF Sede Dr Castro Junior a redação do Chorrochoonline.

O palestrante Leonardo destacou para o site Chorrochoonline que o objetivo da capacitação é transmitir conhecimentos para que os profissionais de saúde conheçam e identifiquem o mais precocemente possível a síndrome na população. “Os agentes comunitários de saúde entram na casa dos pacientes, na casa das famílias e têm esse contato direto. Ano passado, temos um índice de dez crianças que foram diagnosticadas com mucopolissacaridose na Bahia.

A coordenadora da Atenção Básica Natália orienta que quando surgirem casos suspeitos deve ser encaminhado a Secretária de Saúde para que a mesma faça o encaminhamento e acompanhamento do paciente.

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!