Quem mais fez pela agricultura de Rodelas

20/07/2020 23:12

Um dos responsáveis pela implantação da cultura do coco no município de Rodelas,  o ex prefeito Emanuel Rodrigues quando prefeito fez diversas ações  pela agricultura. Foi na sua gestão que o mesmo conseguiu energia para os lotes, foram mais de 100 ligações. O mesmo foi o único prefeito a reformar as estradas dos projetos. Ninguém lembra mais existia uma grande dificuldade de escoar a produção de coco no município. Recuperação total da BA 210 também foi na sua gestão. Outra importante conquista foram 10 casas populares para cada agrovila. Também foi adquirido na sua gestão o Colégio de Itacoatiara e mais de 50 km de estradas em Itaquatiara. Na sua gestão também teve a aquisição de um caminhão pipa, patrol, caçamba, 2 retro, 1 enchedeira. Na sua gestão nunca aconteceu essa problemática de atrasar pagamento de funcionários e energia dos projetos irrigados.

Foi adquirido um trator para Itaquatiara e um pra aldeia do Cacique Fausto. Também foi conseguida a estrada para a aldeia de Fausto, água encanada para as residências e energia elétrica. Distribuído mais três mil e quinhentos metros de cano para as aldeias. A sonhada  engarrafadora que a gestão Emanuel trouxe para Rodelas, infelizmente deixaram ir embora.

Foram adquiridos quatro Poços artesianos e energizado sete poços. Foi canalizado água para algumas residências no Penedo. A gestão Emanuel Rodrigues  foi à única na história de Rodelas a conseguir 200 títulos de terra para a área rural.

Foi na sua gestão que todas as escolas da zona rural foram reformadas, foi conseguido o calçamento para as agrovilas 7 e 8, PSF da AG R7 foi ampliado e reformado na sua gestão.

Para incentivar à agricultura também foi distribuído sementes selecionadas de feijão e milho. Mais de 70 hectares de terra foram doados para o MST.

A praia de Surubabel está funcionando hoje graças a reabertura da estrada, ação essa da gestão de Emanuel. O ex prefeito lutou arduamente para que o município não perdesse quase 50% do seu território para Glória e Macururé. O único prefeito a fazer exposições de caprinos e ovinos. Incentivando a criação e  exposição.