CONFIRA A 1ª DA SERIE DE REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE A CONTEMPLAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS NO MUNICIPIO DE CHORROCHÓ

09/05/2013 12:32

CERB e Prefeitura Municipal de Chorrochó, através da Secretaria de Agricultura José Nilson contemplam a Comunidade do Feijão com um Poço Artesiano.

 

        Secretario de Agricultura José Nilson Rodriguês

 

30 famílias da comunidade do Feijão, no distrito de Caraíbas, município de Chorrochó - BA, a cerca de 510 km de Salvador, estão perto de ver realizado o antigo sonho de ter acesso à água encanada. O poço vai ser perfurado pela Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente, e deu água de boa qualidade, segundo o pré-projeto feito Dr. Sandro Oliveira geólogo da Cerb. Agora, a Cerb e a Prefeitura Municipal de Chorrochó através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai construir o sistema de abastecimento, que faz parte do programa “Água para Todos”, captando água do poço, que vai ter 150 metros de profundidade.

Esse poço que vai ser perfurado pelo Governo da Bahia, para atender à comunidade rural que não têm acesso a água potável. Depois do estudo hidrogeológico, o local foi selecionado e o poço vai ser perfurado para abastecer a comunidade do Feijão. José Soares, conhecido como “Zezinho de Lelé”, nascido e criado no povoado e que ajuda abastecer as casas dos vizinhos, através de carros-pipas, não vê a hora de acabar com esse sofrimento.

O agricultor disse ainda que aguarda com muita ansiedade a chegada da água encanada na sua casa. “Tem época que a pequena barragem, de água barrenta, seca e a gente fica sem saber o que fazer”. Ele contou, ainda, que, acompanhado do amigo Zenácio dos Santos (Zé Bagunça), ofereceu-se para ajudar a abrir a picada na mata para passagem dos equipamentos da Cerb.

 “Carregar balde na cabeça eu não aguento mais. Além de não ter água. Na seca, o que nos socorre é o carro-pipa. Acredito que agora a situação vai ser resolvida nessa comunidade”, acrescenta a dona-de-casa Santa.

“Água para Todos”

Para o presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, o “Água para Todos” é um dos pilares do novo modelo de gestão planejado pelo Governo da Bahia, onde a prioridade é promover ações de qualidade de vida do sertanejo. Ele acrescentou ainda que a comunidade rural do Feijão foi atendida graças à solicitação feita pelo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Senhor José Nilson Rodrigues dos Santos, o nosso amigo Nilsinho, através do projeto apresentado pelo o mesmo nº. 006/2013, datado em 01 de fevereiro de 2013, protocolado/ordem de serviço nº. 05/02/013-15:38-001601-3/3.

De acordo com o geólogo Dr. Sandro Oliveira, o abastecimento de água na comunidade do sertão é feito de forma precária, em carros-pipa da prefeitura e tanques escavados, com água poluída, gerando um alto índice de doenças. Com a implantação desse novo poço perfurado e a construção do sistema de abastecimento pela Cerb, deverá diminuir o índice de doenças e de mortalidade infantil na comunidade beneficiada.

 

Aproveitamento dos poços

Para o chefe do Departamento de Hidrogeologia da Cerb, Humberto Mascarenhas, os poços perfurados estão sendo aproveitados de todas as maneiras possíveis para suprir a necessidade da falta de água. Nas localidades onde não tem energia elétrica, a empresa utiliza tecnologia alternativa, como eólica e solar. Já nos poços perfurados que apresentam água salinizada e tem energia, foram instalados dessalinizadores, equipamentos que transformam água salobra em potável.

Já os poços mais profundos, com vazão maior, estão sendo otimizados para atender a um maior número de comunidades de forma integrada. Para aumentar o reforço de abastecimento de água nas cidades, a Cerb tem trabalhado em parceria com a Embasa na perfuração de poços.

 

Tecnologia avançada

A Cerb utiliza sondas rotativas, pneumáticas, percussoras, equipamento de apoio e pessoal qualificado, e está aparelhada para prestar qualquer serviço na área de captação de água subterrânea. Para isso, procura utilizar tecnologias adequadas à realidade de cada região. Para reforçar o parque tecnológico, outras novas cinco máquinas perfuratrizes (duas rotativas e três rotopneumáticas) foram adquiridas pela empresa. Técnicos foram capacitados para operar e dar manutenção aos equipamentos.

A Cerb também realizou serviços relacionados a poços artesianos, tais como visitas técnicas, locações, perfurações, recuperações, manutenções e testes de bombeamento em poços realizados por terceiros em 325 municípios, sendo que 70% das ações, ou seja, 224 municípios estão localizados no semiárido.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ