Roosevelt Carvalho: Prefeitura de Paulo Afonso adere projeto de Escola Cívico-Militar junto ao MEC

28/10/2019 05:47

Roosevelt Carvalho, presidente do PSL-Paulo Afonso, protocolou na prefeitura municipal de Paulo Afonso requerimento solicitando a adesão do município ao Projeto Escolas Cívico-Militares do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Educação.

Logo após a solicitação, Roosevelt Carvalho postou o ofício em suas redes sociais, viralizando de imediato, mostrando que esse modelo de ensino é um anseio antigo da nossa população.

Segundo Roosevelt, foram realizados contatos preliminares com a Secretaria de Educação do município, a qual, por meio da sua secretária Elza Brito e equipe, prontamente, sinalizou interesse em aderir ao modelo.

Dois dias após o protocolo da solicitação, e um dia antes do encerramento do prazo para adesão junto ao MEC, representantes do município entraram em contato com Roosevelt, confirmando o interesse em aderir ao modelo. Ato contínuo, o presidente do PSL fez a ponte junto ao MEC, por intermédio da Deputada Federal do PSL/BA Professora Dayane Pimentel, que teve atuação decisiva. O primeiro e mais importante passo foi dado: a prefeitura aderiu ao modelo junto ao MEC.

Como será o projeto e quando ele será implantado?

Trata-se o projeto de um modelo que se utiliza de uma escola do município já em funcionamento, que atenda aos requisitos exigidos pelo MEC. Verificando-se a adequação da escola às exigências do MEC e implantando-se o projeto, o município passa a receber 1 milhão anual para custeio de infraestrutura e pessoal. A escola contemplada passará a ser dirigida por militares, mas o ensino e quadro de professores continuarão sob o comando da secretaria municipal de educação do município. O projeto inicia suas atividades em todo Brasil a partir de 2020, em duas cidades de cada estado que serão escolhidas como projeto piloto, com o aumento progressivo a cada ano. O objetivo é implantar, em todo o país, mais de 200 escolas cívico militares, até o ano de 2023, com a expectativa de que nossa cidade integre o modelo com cada vez mais escolas nesse período de implantação.

O modelo de escolas cívico militares é, atualmente, a experiência de maior sucesso na educação básica brasileira, com a formação de alunos que obtém as melhores colocações no ENEM, e nos demais exames de admissão para universidades, especialmente aqueles realizados pelas instituições mais concorridas, tais como Universidade de São Paulo-USP, Instituto Tecnológico da Aeronáutica- ITA, Instituto Militar de Engenharia-IME e Academia da Força Aérea-AFA. Muitas escolas, anteriormente degradadas e detentoras dos piores índices educacionais, após a implantação do modelo, tornaram-se referência de ensino, sendo disputadas por pais e alunos, ante a certeza da oferta de uma educação de extrema qualidade, que, combinando a disciplina militar com o rigorismo e compromisso pedagógico, transforam vidas.

Em suas redes sociais, Roosevelt Carvalho comemora essa importante realização para o nosso município e esclarece que, em breve, trará mais novidades sobre o tema.

Segue, em anexo, documentação que comprova tudo quanto aqui noticiado.

 

Ofício para prefeitura

Prefeitura para Roosevelt

Oficio 232_19 – Ministro da Educação