Secretaria da Educação do Estado discute com a UFBA parceria para o fortalecimento da aprendizagem

29/03/2019 22:32

O fortalecimento da aprendizagem a partir de ações integradas com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) pautou a reunião, nesta quinta-feira (28), entre o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e o reitor da UFBA, João Calos Salles. No encontro, realizado na reitoria da universidade, no bairro do Canela, em Salvador, foi discutido como a UFBA pode contribuir para o Plano Político Pedagógico da rede estadual de ensino.

 

O secretário Jerônimo Rodrigues falou que a SEC está estreitando o diálogo com as diversas instituições de Ensino Superior da Bahia e falou sobre o papel da UFBA neste contexto. “Temos um grande orgulho da rede de Educação Superior da Bahia, formada por seis unidades federais, dois institutos federais e quatro unidades estaduais. É uma cobertura relativamente significativa, porém queremos ampliar essa atuação com parcerias que incluam os jovens no Ensino Superior. Também contamos com o papel histórico das universidades na formação de professores, além do legado que existe a partir da superação da inclusão, através dos nossos estudantes quilombolas, indígenas pobres, mulheres, que estão gradualmente ocupando mais espaços”, destacou.

 

Jerônimo disse que as instituições de Ensino Superior têm muito do que contribuir com a Educação Básica. “Nós não podemos ficar distantes da universidade, por isso esta visita é simbólica, no sentido de dialogar com todos os reitores. Iniciamos esta proposta quando o governador Rui Costa se reuniu com o Fórum dos Reitores, discutindo pautas específicas das instituições. Agora, já estamos tendo reuniões com as universidades estaduais pensando em um projeto para formação de professores. Então, estamos formando um conceito sobre o lugar das universidades no Plano Político Pedagógico da Educação na Bahia”, ressaltou.

 

Na oportunidade, o reitor João Carlos Salles ressaltou que a reunião aprofunda uma relação já existente entre as duas instituições. “Este é um passo que propicia uma relação mais sólida e estreita entre todas as universidades públicas, visando projetos fundamentais para o desenvolvimento do Estado e para o fortalecimento e qualidade da Educação Básica. Por isso, a ideia é compartilhar espaço, saber e experiências, utilizando nossos recursos, juntos, em prol da educação”, disse.

 

Participaram da reunião o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, a diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão ligado à SEC, Cybele Amado, e o pró-reitor de Ensino da Graduação, Penildo Silva Filho.


Foto: Suami Dias