Secretário de Agricultura de Rodelas-BA é destaque em audiência sobre Cultura do Coco em PE

10/04/2018 21:35

No último dia 06/04/201, em mais uma agenda junto com Francisco Porto Presidente do SINDCOCO, Bezerra de Menezes Presidente do Instituto ECOCO e fundador da FENACOCO, Bruno Brandão Advogado Tributarista e Presidente da PROCOCO – AL e Reinaldo Nascimento Engenheiro Químico e Presidente da ASBACOCO, o secretário de Agricultura do município de Rodelas-BA participou de uma importante audiência pública na câmara de vereadores de Petrolina – PE, por iniciativa do vereador Ronaldo Silva com apoio do seu colega parlamentar Osinaldo Silva.

 

A audiência teve como objetivo discutir os problemas enfrentados com as importações de água de coco vinda do continente Asiático e as possíveis defesas para os produtores e para a cultura do coco. “Nosso grupo é totalmente contra as importações de água de coco e derivados em geral da cultura, somos auto-suficientes em produção água de coco verde e não precisamos de produtos importados”, disse David

“Discutimos vários temas e chegamos à conclusão de que em relação à água de coco, solicitaremos a proibição do concentrado de água de coco e a liberação apenas da importação de água de coco normal sem desidratação chamada de água de coco concentrada. Renovação da salvaguarda para coco ralado e ver a possibilidade de incluir a água de coco”, completou.

Participaram também desta audiência os vereadores de Petrolina – PE, representante do Ministério da Agricultura, Banco do Nordeste, CODEVASF e da Secretaria de Agricultura de Petrolina – PE, o Secretário de Agricultura de Petrolândia – PE Rogério Viana e entre outros integrantes de todas as regiões produtoras de coco do Brasil.

“Na oportunidade pude agradecer o emprenho do filho ilustre de Petrolina – PE, o Senador Fernando Bezerra Coelho que tem nos ajudado muito inclusive foi um dos responsáveis pela criação da NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL). Tenho certeza que chegaremos a ter êxitos nos nossos pleitos em defesa da cultura do coco e o produtor voltará a ter esta importante fonte de renda mais organizada e fortalecida. Estamos em um grupo formado por grandes profissionais de todas as regiões produtoras de coco do Brasil e juntos com certeza vamos sempre defender a cultura do coco desta concorrência desleal que é a água de coco concentrada vinda do continente asiático”, continuou o secretário rodelense.

DAVID PONTOU OUTROS TEMAS DISCUTIDOS NA AUDIÊNCIA

 

1) Elaboração de Padrões de Identidade e Qualidade para Água de Coco, Óleo de Coco e Coco Ralado;

 

2) Viabilizar nova Salvaguarda para o Coco Ralado e verificar a possibilidade de incluir Água de Coco;

 

3) Entrar com processos no Ministérios Públicos Estaduais e Federal em relação a Incentivos Fiscais para indústrias que recebem incentivos para desenvolver a região e estão importando a água de coco concentrada deixando de ser AGROINDUSTRIA e passando a ter atividade apenas de indústria;

 

4) Criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva do Coco;

 

5) Criação do FUNCOCO – Fundo Nacional do Coco para custear pesquisas e desenvolvimentos de produtos inovações e soluções para a cadeia produtiva do coco.

 

“Não podemos mais ficar de braços cruzados vendo as Agroindústrias acabando com nossa cultura, tenho certeza que este grupo mudará a forma como o governo enxergará a cultura do coco e os produtores de coco. Uma cultura que emprega aproximadamente dois milhões de pessoas não pode mais ficar no amadorismo, precisamos nos profissionalizar para fortalecer ainda mais a cultura do coco no Brasil. Precisamos proteger os produtores de coco em nosso país e investir em pesquisas e novos defensivos químicos que agridam menos o meio ambiente e que não seja tão nocivo para a saúde do trabalhador rural.”, finalizou Marcos David.4) Criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva do Coco;

 

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política

Fonte: Ozildo Alves


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!