TERRA DOS PRIMEIROS BONECOS GIGANGTES DO BRASIL ANUNCIA QUE VAI TER CARNAVAL NA CIDADE

18/01/2018 15:19

O município de Belém do São Francisco, sertão de Pernambuco, orgulha-se de manter a tradição do desfile, dos primeiros bonecos gigantes do Brasil durante o carnaval. Essa tradição, que esse ano faz 99 anos inspirou as festividades de Olinda, cidade localizada na região metropolitana do grande Recife, além de outras cidades do Brasil. A festa vai acontecer de 9 a 13 de fevereiro 2018.

A tradição dos 1° Bonecos do Brasil Zé Pereira e Vitalina, foi inspirada por um padre Belga no inicio do século XIX. “o padre belga Roberto Phalempin, primeiro vigário de Belém, costumava contar que durante as festas religiosas na Europa a igreja usava bonecos gigantes para atrair fieis”.

Os relatos do padre chamaram atenção de Gumercindo Pires de Carvalho que decidiu produzir figuras de papel mache. “Gumercindo sempre foi um entusiasta do carnaval. Ele criou o primeiro boneco Zé Pereira em 1919. Segundo a tradição, Zé Pereira sempre chega de barco das “Oropas”, como falam popularmente, e atrai as pessoas para saírem pelas ruas. Dez anos após a criação do primeiro boneco, Gumercindo teve a ideia de criar uma companheira, nascendo assim Vitalina”.

“Na época, aconteceu até casamento de Zé Pereira e Vitalina” , com direito a padre e testemunhas, todos bonecos.

O desfile dos bonecos, desde o começo é animado pela Centenária Filarmônica Dionon Pires de Carvalho, que toca frevo e marchinhas de carnaval, algumas delas de compositores locais. Em 2018 como já é uma tradição, o cortejo sempre começa com a chegada dos bonecos na orla da cidade, e segue com os foliões até o polo principal localizado na avenida Jerônimo Pires. Desde 2011, as roupas dos bonecos Zé Pereira e Vitalina mudam de acordo com as temáticas homenageadas do evento.

Reunião em relação ao Carnaval 2018

Aconteceu nessa quarta feira (17), uma reunião onde contou com a participação do Ministério Publico Estadual, Conselho Tutelar, membros da comissão organizadora do carnaval, representantes da secretaria de cultura do município, dirigentes de blocos, policia militar, policia civil e corpo de bombeiros, a reunião foi para tratar especificamente do Termo de Ajustamento e Conduta- TAC, para ser aplicado no período das festividades do Carnaval 2018 de Belém do São Francisco.

Divulgação das atrações:

A programação do Carnaval 2018, será divulgada em breve pela Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

Como Belém do São Francisco é polo de Carnaval do estado, a divulgação das atrações é de responsabilidade da Fudarpe e Empetur.

 

www.chorrochoonline.com

Blog do Assis Ramalho