Vereador Chico Jericó teve projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara de vereadores de Abaré dispõe sobre a instalação de equipamentos eliminadores de ar nas tubulações do Sistema de água

11/03/2020 19:44

 

 Projeto de lei nº 15/2019 Emenda “dispõe sobre a instalação de equipamentos eliminadores de ar nas tubulações do Sistema de água e dá outras providências no âmbito do município de Abaré.”

A EMBASA é campeã absoluta de reclamações junto aos abareenses, não obstante envidar esforços para minimizar está disposição, que existem 7 situações possíveis para a existência de ar na rede de água, a saber: Manutenção de rede; ruptura de rede; manobra da companhia fornecedora; injeção de ar para pressurizar; desligamento de bomba para economia e manutenção elétrica; separação física em horas de baixo consumo.

Com efeito, a multiplicidade de situações nos remete a certeza de que a população Abareense está, inapelavelmente, pagando e caro, por um produto que não consume.

O objetivo do projeto é evitar que o consumidor pague de 20% a 30% do consumo cobrado devido ao ar dentro das tubulações. 

Segundo a Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), onde aparelho semelhante é fabricado, garante que sua instalação significaria uma economia de 35% nas contas de água.

Fica todos os consumidores do serviço público de Abaré autorizados a instalar eliminadores de ar na tubulação que antecede aos equipamentos de medida de consumo instalados nós imóveis que ocupam em cada unidade independentemente. A instalação deve ser feita por funcionário habilitado pela prestadora do serviço correspondente.