A Bahia está representada por Açucena Marinheiro da Silva em conferências sobre o clima promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Dubai

30/11/2023 10:35


Açuçena é da etnia Tumbalalá, de Abaré, na região norte da Bahia. Criada na aldeia Pambu, às margens do rio São Francisco, onde desenvolveu íntima relação com a natureza, ela foi escolhida entre mais de 5,7 mil inscritos para o projeto.

A estudante indígena do Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Açucena Marinheiro da Silva, foi selecionada para participar de três Conferências promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC). A seleção foi feita pelo LAYCS - Latin American Youth Climate Scholarships,  um projeto que tem como objetivo conceder ''bolsas climáticas'', e promover a participação de jovens latino-americanos, negros e indígenas em fóruns internacionais onde serão discutidas as mudanças climáticas.

O processo seletivo ocorreu em duas etapas. A primeira etapa consistiu em uma prova escrita que teve como objetivo verificar o vínculo da candidata com as questões climáticas. Já a segunda etapa, consistiu em uma entrevista com questões relacionadas ao meio ambiente.

Açucena contou à UEFS que, durante o processo seletivo, buscou argumentar como a falta de demarcação de terras indígenas influencia nos impactos ambientais e culturais.

Açucena foi uma das duas indígenas brasileiras selecionadas diante de uma média de 5.700 inscrições

A primeira participação de Açucena foi na 58ª edição de Grupos Subsidiários (SB58) da UNFCCC, que aconteceu no mês de junho em Bonn, na Alemanha

em entrevista Açucena falou que sempre que pode faz questão de mostrar a sua representatividade, suas origens do Norte da Bahia e tudo que ela representa

agora a jovem está em Dubai para participar da Conferência de Jovens (COY18) e da Conferência das Partes (COP28), que ocorrem agora no fim deste ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A COP28 se estende de 30 de novembro (hoje) a 12 de dezembro