Troféu Destaque do ano 2022

 

 

 

Destaque do ano 2022: Categoria Secretária Municipal de Chorrochó a escolhida do público foi Silaine Nascimento

28/11/2022 08:47

Silaine A. do Nascimento Ramos, filha de Silvino Alves do Nascimento e Maria Emília A. do Nascimento, irmã mais de nova de Silma e Silesia, esposa de Walterson Ramos e mãe de Mônica Carolina.

Assim como muitos filhos de Macururé-BA, muito cedo foi estudar em Salvador-BA. Saiu de sua cidade natal, ainda sem ter decidido sobre qual profissão iria seguir quando crescesse, por isso fez vários testes de aptidão. O seu lado social e humano sempre foi muito aflorado, por essa razão optou por cursar Ciências Sociais, na UNIFACS/Universidade Salvador.

Foi para a capital, mas o interior nunca saiu de seus planos, retornar e morar o mais próximo possível de Macururé sempre foi seu objetivo, pois o amor por sua cidade natal é imenso.

Silaine é observadora, intuitiva e leal, acredita que o bem que se faz não precisa ser anunciado.

Casou-se em 2007 com Walterson Ramos e é mãe de Mônica Carolina, sua maior riqueza.

Silaine nasceu e foi criada em berço político, pois seu pai Silvino Alves do Nascimento, foi o primeiro prefeito da cidade de Macururé-BA e se tornou um grande líder político da região, sendo eleito prefeito por 4 vezes. Além dele, sua irmã Silma, foi prefeita de Macururé por 2 vezes. A política sempre esteve presente na sua vida, pois além de seu pai e sua irmã, é cunhada de Humberto Ramos que está no 4º mandato como prefeito de Chorrochó-BA.

Silaine, vem há alguns anos trilhando seu caminho como secretária. Iniciou sua experiência profissional como secretária em 2013, na cidade de Macururé-BA e atualmente ocupa o cargo de secretária de educação do município de Chorrochó-BA, função que desempenha desde 2019. Chorrochó-BA, cidade que passou a amar e respeitar faz parte da sua vida há um tempo, pois sempre participou das festas dos Vaqueiros e de Senhor do Bonfim, com seu pai Silvino e depois casou-se com um filho de Chorrochó, frequentando ainda mais o município de Chorrochó.

Como secretária de educação, enfrentou diversos desafios, dentre eles, gerir a pasta durante a pandemia da covid-19, período em que foi desenvolvido o ensino remoto, momento cheio de adversidades, pois Chorrochó, possui uma imensa extensão rural, e mais da metade dos seus alunos residem no campo e por essa razão, fazer a entrega e o acompanhamentos desses estudantes foi muito desafiador.

A morte de seu pai, Silvino, no ano de 2018 abalou um pouco sua força, mas nada que a fizesse desistir de continuar lutando por seus ideais, pois seu pai transmitiu valores sólidos, como ter palavra, caráter e ser leal.

Silaine considera o respeito às pessoas, como uma importante qualidade, é uma mulher temente a Deus, defensora da educação pública, crer no poder que a educação tem para transformar as vidas das pessoas, tem esperanças de que um dia as coisas irão melhorar na educação pública e compreende que educação de qualidade só se constrói no coletivo, cada um desempenhando o seu papel da melhor forma possível.

 

Destaque do ano 2022: Tairone Belfort é o escolhido do público na Categoria profissional do PSF Dona Lidu Chorrochó

22/11/2022 23:24

Enfermeiro do PSF Dona Lidu sede, Tairone Belfort de Almeida é filho de Edmilson Ribeiro de Almeida e Margarete Eliene Damascena Belfort de Almeida, nascido em 1990 natural da cidade de Chorrochó, logo cedo por falta de opção devido a sua cidade natal não oferecer grandes oportunidades para seus estudos, o mesmo foi obrigado a se mudar em busca de aprendizagem, aos 17 anos se deslocou para a capital sergipana Aracaju. Iniciou seus estudos na área da saúde com o nível Técnico em Enfermagem. Em seguida ingressou na Faculdade Estácio Fase no curso de Fisioterapia onde cursou até o 7º período, o mesmo vendo que não estava se identificando com o curso, decidiu fazer a 2ª transferência interna para o curso Bacharel em Enfermagem, um tempo depois se mudou para Fortaleza-CE, onde concluiu sua graduação pela Universidade Estácio Via Corpus, em 2018 retornou a sua cidade natal, onde faz parte da Secretaria Municipal de Saúde e atualmente vem desenvolvendo suas atividades laborais como Enfermeiro Chefe da Unidade Básica de Saúde Dona Lidu.



 

Destaque do ano 2022 Categoria Delegada de Policia Civil Lucynalva Freire de Carvalho Pires

 

 
21/11/2022 17:29

Lucynalva Freire de Carvalho Pires, nasceu aos 04.11.1972 em Belém de São Francisco/PE. Filha de Edvaldo Barbosa de Carvalho Pires, comerciante, e Cenilda Freire de Carvalho, professora, natural da Fazenda próximo a Riacho Pequeno. Veio de uma família com cinco irmãos. Desde cedo trabalhou com seus irmãos na "bodega" do seu pai em Belém de São Francisco/PE, com isso desde pequena já aprendeu com o seu pai o senso de responsabilidade, pois os "mandados" incluíam fazer contas sem calculadora das feiras dos clientes num papel dobrado de maço de cigarro, pois seu pai mesmo tendo uma calculadora novinha guardada, teimava em "economizar" a mesma e com isso ajudou os filhos a aprenderem de pequenos a arte da matemática. Sua mãe por ter casado muito nova e ainda estudando sonhava em colocar os filhos para estudar na capital em Recife-PE. O ensino naquela época dito 1º grau fez em Belém de São Francisco/PE e o 2º grau e ensino superior em Recife-PE. 2º grau fez no Colégio particular ATUAL. Chegando o vestibular, ainda não certa do que queria tentou medicina em algumas faculdades e Direito na UNICAP Recife-PE onde nesta passou e gostando do curso seguiu a frente estagiando por dois anos na CAIXA ECONOMICA FEDERAL e também no TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5 região e Setor Jurídico da Prefeitura de Recife. Ao terminar o curso passou na OAB E fez cursos de especialização na ESMAPE E ESMATRA EM RECIFE/PE. Por não gostar muito de advogar iniciou a luta desde cedo nos concursos trilhando pela área de Direito Comum. Passou em alguns, tais como para promotor ficando em fases seguintes. Também para analista judiciário, assessor jurídico e outros mais, no entanto não nas vagas, mas gerando títulos para a mesma. Exerceu a advocacia na Prefeitura de Belém de São Francisco por quase 1 ano foi quando passou no concurso em 2001 para Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia quando então saiu e em agosto de 2001 foi para academia de PC em Salvador ficando por 3 meses quando em dezembro de 2001 tomou posse entrando em exercício em março de 2002 tendo RODELAS COMO SUA 1 CIDADE QUE EXERCEU SUA TITULARIDADE. EM SETEMBRO DE 2006 veio por permuta para Delegacia de Chorrochó onde ficou ate inicio de janeiro de 2022, quando ainda de licença prêmio sairam algumas permutas de delegados os quais contavam muitos anos em unidades e em abril do corrente ano PASSOU A SER TITULAR DA DT DE ABARE/BA ONDE SE ENCONTRA ATE OS DIAS ATUAIS. Que JA SUBSTITUIU POR ALGUNS ANOS A DT DE MACURURE, COMO TAMBEM FERIAS DE ALGUNS COLEGAS. QUE sempre participa dos plantões extras na DT DE P AFONSO/BA AOS FINS DE SEMANA DESDE A IMPLANTACAO DO MESMO.

A delegada tem sido destaque nas atuações na região com operações lideradas sobre seu comando ou em parcerias com os delegados das cidades vizinhas, essas parcerias são fruto de ações que vem chamando a atenção e dando resultados positivos para toda a sociedade.

Que é notório por essa signatária o seu amor por Chorrochó terra onde seu avô paterno Salvio Pires dos Santos andou muito dando feira e ficava nas vassouras. Já em Chorrochó casou se no ano de 2008 com seu noivo Marcio Araujo de Sá, em Belém de São Francisco tendo duas filhas, conhecida na região por sua forma apaziguadora, de conversar com as pessoas, do diálogo e quando os "casos" e as partes requerem promover os devidos acordos de paz e bem viver DENTRE OS CRIMES EM QUE HA A POSSIBILIDADE E QDO PROVOCADA PELAS PARTES.

A mesma tem uma grande estima aos tios que os tem como 2 pais Gerson Pires "in memorian", apelido "Gerson magro" e Edinaide Barbosa, que também não mediram esforços na luta p formatura da mesma e de todos os outros irmãos ( na época o pai não tinha apartamento em Recife e seu tio Gerson comprou às pressas um apartamento, pois sua outra irmã Carla seguia também para estudar em Recife ). Com a graça de todos envolvidos se formaram o mais velho também em direito hoje concursado analista judiciária do TRT em Petrolina, sua irmã Carla em Serviço Social atualmente gerente do SESI em Recife, Inaldo seguiu o comércio como o pai e o mais novo Luis Henrique médico renomado em Salgueiro Cirurgião e Urologista pela UFPE Federal de Recife-PE.

Drª Lucynalva também é Pós Graduada em Penal e Civil pela FACESF em Belém do São Francisco-PE.


 

Destaque do ano 2022: O escolhido do público pelo segundo ano consecutivo destaque dos Grupos De olho na política I, II, III, IV e V Édipo Silva

 

19/11/2022 17:03

Édipo Alcimar Nascimento Silva, tem 33 anos, natural de Itacoatiara Rodelas, casado com Jamire Lopes a pouco mais de cinco anos, filho de dois agricultores não reassentados, que trabalhavam de meeiro para sustentar sua família que era muito humilde constituída por pai, mãe e três filhos.

Edipo Silva teve muitas dificuldades na sua vida, sua infância foi dividida entre o trabalho e os estudos, trabalhava no plantio cebola quando não existia esse sistema de irrigação moderna que tem hoje, era por gravidade, tampando barragem, e o mesmo tapou muito, pulverizou cebola com meia bomba, porque não conseguia carregar uma bomba inteira com 20 litros de água das manuais, no início dos estudos na escola até a 4ª série ele teve que carregar seus livros numa sacola de mercado, após alguns anos, ele foi estudar na sede do município Rodelas, quando estava na 8ª série, foi destaque no Colégio Durcina Cruz Lima e recebeu o convite de estudar na escola Agrotécnica de Jeremoabo, uma escola de ponta na época, pra fazer o curso Técnico Agropecuária.

Nas ferias era a época das construções das casas populares do Distrito Barra do Tarrachil, final do seu curso, ele aproveitava e trabalhava de servente de pedreiro, para juntar um dinheiro pra levar quando a escola retornasse as aulas, ele se formou em Técnico de Agropecuária, aos 18 anos, seu estágio foi na Embrapa, quando se formou, por não ter oportunidade, teve apenas uma, em Rodelas, mas, não tinha habilitação então perdeu a vaga de trabalho, depois voltou a trabalhar de servente de pedreiro, e conseguiu tirar a sua habilitação,                                                                           

Por não ter oportunidade de trabalho em Rodelas, o mesmo passou a morar em Euclides da Cunha e trabalhou de motorista por um período, depois surgiu um convite do prefeito Emanuel no seu primeiro governo, o mesmo aceitou e retornou a Rodelas para trabalhar como motorista na área da saúde. Daí surgiu em Édipo uma paixão pela área da saúde, ainda hoje ele se dedica muito a área, mesmo não tendo cargo e nem formação nesse setor ele corre muito atrás dessa parte, por ter ficado bastante conhecido nessa área quando atuou e fez muitas amizades, ele sempre está atendendo as demandas da população e busca tentar solucionar sempre que pode os problemas da comunidade.

Atualmente Édipo Silva trabalha na Secretaria de Agricultura de Rodelas, e está tendo um bom reconhecimento.

Hoje, ele é reconhecido como uma liderança política, o pessoal lhe reconhece como uma liderança esquerdista, que luta por uma igualdade maior das classes sociais, e não deixo suas raízes, ta sempre em Itacoatiara, e é conhecido por todos do município de Rodelas.

Por ser muito popular nas últimas eleições municipais Édipo Silva se lançou pré-candidato a vereador pelo PATRIOTA e se preparou fazendo os cursos políticos seguintes: AS CINCO PRATICAS EXEMPLARES NO SETOR PÚBLICO,ETICA E POLITICA, FORMAÇÃO POLÍTICA, NOÇÕES E PLANEJAMENTO DO MANDATO,ORATORIA,NAÇÕES DE ORGANIZAÇÃOMUNICIPAL,LIDERANÇA NO SETOR PÚBLICO,PLANEJAMENTOEGESTÃO ESTRATÉGICA, que até então tinha a candidata Ieda Maniçoba a prefeita de Rodelas, porém o grupo política terminou se dividindo e ele foi impedido de concorrer ao cargo, diante disso Édipo silva resolveu apóia Emanuel Rodrigues que foi vitorioso nas últimas eleições municipais.

 

Destaque do ano 2022: Na Categoria Regional Ex-prefeita Silma Eliane foi a escolhida do público

Silma Eliane política nata – filha do primeiro e ex-prefeito de Macururé Silvino Alves do Nascimento, que governou a cidade por quatro mandatos.

Silma é formada em Administração de Empresas pela UCSAL-Universidade Católica do Salvador. No último mandato de seu pai Silvino (1993-1996), foi Secretária de Administração; foi empresária e mesmo não sendo a filha mais velha, herdou do pai o gosto pela política e assumiu esse papel dentro da família.

Silma nasceu e cresceu dentro da política e seus primeiros passos foram trabalhos sociais, através de Associação Beneficente onde conseguiu recursos para trabalhar por Macururé.

Assim começou a história de uma mulher guerreira, simples e carismática que governou Macururé por dois mandatos (2008-2016).

Silma fez história, foi a primeira e única mulher da cidade de Macururé, até hoje a ser prefeita e reeleita fazendo seu sucessor em seguida, demonstrando grande habilidade política na articulação da chapa que saiu vitoriosa para 2017.

Silma leva em sua bagagem vasta experiência política por ter disputado e articulado pessoalmente várias eleições na sua terra natal, tanto para o pleito Municipal quanto para o Estadual/Federal. Seu brilho e garra lhe transformaram na maior liderança política feminina da região.

Seu jeito de governar Macururé de forma habilidosa em tempos difíceis e de crise lhe rendeu o apelido carinhoso de “mamãe”, dado por aqueles que a seguem e admiram.

Silma inovou e adotou uma forma própria de administrar Macururé: ela se misturou e se igualou ao seu povo descentralizando a sua administração, liderando reuniões nos finais de semana nas comunidades, onde todos tinham oportunidade de reivindicar melhorias para a sua comunidade ou povoado, despertando dessa maneira a consciência coletiva do seu povo.

Silma durante oito anos trabalhou incansavelmente por Macururé, e não restou uma só comunidade onde o trabalho das mãos desta prefeita amiga, confiável, determinada e humana.

Silma deixou várias obras:

Perfuração de poços artesianos; Construção de adutoras, barragens; limpeza de aguadas; Conservação e manutenção de estradas; Pavimentação de ruas na sede e povoados; Construção de quadras de esporte; Construção de praça de lazer; Construção de casas populares; Energia elétrica e solar; Reforma do Hospital Municipal e Postos de Saúde; Construção de PSF; Construção de farmácia Básica; Carros de apoio à saúde em todas as comunidades; Aquisição do programa SAMU; Aquisição de ambulâncias; Reformas e ampliações de Escolas; Aquisição de vários ônibus para o transporte Escolar; Cursos de capacitação para docentes; Início de construção de Creche modelo; Aquisição de vários veículos com recursos próprios; Aquisição de máquinas, veículos e ambulâncias num total de 25 que compõe a frota; Salários pagos em dia; Geração de muitos empregos; Criou a Expo-Macururé - exposição de caprinos e ovinos; Resgatou as festas tradicionais populares como São João e Reveillon...

 

Assim ela afirma “Governei Macururé com o coração, fiz o bem sem olhar a quem”

 

Destaque do ano 2022: Categoria Regional Influenciador Digital o escolhido do público foi Irmão Rogerinho

 
10/11/2022 22:35

Rogério Silva Lima nascido em Rodelas em 1993 Cristão Evangélico da Igreja Cristã Presbiteriana. Filho de Rafael Barbosa Lima e Antônia Arnalda da Silva sertanejos, onde nos seus primeiros dias de vida veio morar em Macururé na terra natal dos seus pais (Fazenda Santo Antônio.)

Esposo de Maria Michele, pai de Daniel kayan de 8 anos, Davi Lucas de 7 anose da princesa Maria Beatriz de 3 meses.

Onde o mesmo estudou até 8ª e aos meus 15 anos de idade resolveu  voltar a Rodelas onde nasceu para cursar o Curso Técnico Agrícolas onde trabalhou e estudou porque seus pais não tinha condições onde muitas das vezes mandava dinheiro para ajudar seus pais.

Rogério morou um período de 4 anos na Agrovila 7 na casa de uma tia onde muita das vezes sua caneta era uma enxada e sua borracha era um gancho de coco.

Finalizando o curso em 2012 resolveu morar em Rodelas onde sua mãe também veio morar junto com ele e trabalhar. Depois de dois anos seu pai também veio morar em Rodelas e trabalhar e Deus continua nos abençoando. Em 2016 o jovem começou a se me envolver na política, onde apoiou o candidato a prefeito eleito Geraldinho de Livino na ocasião em 2017 foi lhe dado a honra de  ser encarregado, foi aí que ele percebeu o agir de Deus na sua vida, de um cabo de enxada para homem de confiança e líder.

Foi dai que surgiu o nome Rogerinho, o desafio não parou e ele foi convidado pelo gestor para ser pré-candidato a vereador em 2020 onde teve o convite e a coragem de se lançar ao cargo do Legislativo para ser escolhido pela vontade do povo, sem ser político e onde muitos dizia que ele não era filho de Rodelas.

Aceitando a missão que foi lhe dado porque sempre soube que um soldado jamais pode recuar a espada por lealdade ao meu partido que confiou em me, obtive 111 votos com propostas reais igualdade social e me colocando sempre à disposição do povo rodelense e por fim sem nenhuma condições financeiras.

Minha vida sempre foi movida a desafio 2021 me levou a um Auto ciclo de insuma importância onde ainda mais me apaixonei pelo criatório de ovinocultura dorpe e boer.

Que 2023 traga novos desafios e boas conquistas, um forte abraço a todos que Deus abençoe a todos.


 

Destaque do ano 2022: Na categoria Liderança Política do Projeto Pedra Branca Abaré o escolhido do público foi Samoel Santana

10/11/2022 22:00

Samoel José de Santana, conhecido politicamente como Samoel Santana. Nasceu Sexta Feira, as 17h em 23/12/1988 Na Agrovila 15 do Projeto Pedra Branca, Abaré, tem 33 anos.

Filho dos Agricultores Sr Lúcilio Santana e Dona Isaura Santana, sendo irmão de Diniz, Romildo, Izaque, Luciel e Aline.

Sua primeira escola foi em uma casa de taipa localizada na Agrovila 15. Concluiu o ensino médio no colégio Santo Antônio de Abaré na extensão da Agrovila 18 em 2008.

Em 24/07/2009 Samoel foi Único Agente Comunitário Rural/ACR aprovado e empossado para o cargo no concurso público de Abaré.

Em 2010 Ingressou no curso de matemática na CESVASF em Belém de São Francisco, concluindo o curso em 2013 e se formando Professor de Matemática.

Em 2010 foi um dos 83 Jovens a representar o Brasil no 2° Terra Madre Turim 2010 na Itália.

Foi presidente de Fundação da Associação ADESCA em 2013 e atual presidente em 2022/2024. Na qual tem coordenado o maior evento de uma associação no norte da Bahia, que é a Festa de Aniversário da Associação ADESCA, que em junho de 2023 completará 10 Anos de história e tradição.

Em 2017 ingressou na Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, Campus Serra Talhada no curso de Administração, vindo a se formar como Bacharel em Administração em 2021. No decorrer do curso Santana criou a Personaliza Eventos 10, empresa de copos personalizados para eventos que funciona pelo Instagram, produzindo brindes para diversos eventos, como shows de Tarcísio, Wesley Safadão e Xand Avião.

Santana também é agricultor, organizador de eventos, elaborador de projetos agrícolas e presta consultoria de como Fundar e Registrar associação.

Na política, foi candidato a vereador em 2020 de forma inesperada, depois de um racha do próprio grupo. É o atual presidente do Diretório do MDB no município de Abaré, e tem relevantes trabalhos prestados na área da agricultura, da saúde, de energia elétrica e poços artesianos.

Samoel Santana, conforme escolhido pelos internautas é uma das lideranças mais promissoras do Projeto Pedra Branca e é um dos nomes cotados para concorrer ao cargo de vereador em 2024 por Abaré.


 
 

Destaque do ano 2022: Para os internautas quem mais vem desempenhando o papel mais atuante na área da saúde na região é Ronison Gomes

27/10/2022 20:42

Ronison Gomes da Cruz, 39 anos, nascido em Pires e Albuquerque Minas Gerais, filho de dona Gildeny Gomes da Cruz (in memoriam), aos seis meses de idade mudou- se para o povoado de Pambu em Abaré Bahia, onde viveu até os seus 16 anos de idade, casou-se com Dorcia Soares da Cruz com quem teve três filhos e uma neta, em 2000 mudou-se para Ibó Bahia, de 2002 a 2004 exerceu o cargo de assessor administrativo no município de Abaré. E desde então descobriu sua vocação que era cuidar do povo, mesmo afastado do poder público durante o período de 2004 a 2008, continuou servindo e trabalhando junto à população. Em 2009 retornou ao cargo de Assessor Administrativo onde fez um ótimo trabalho junto a população do Distrito de Ibó e região, em 2012 foi indicado pelo povo, a concorrer a uma vaga no legislativo no município de Abaré, no qual foi o terceiro vereador mais bem votado, as suas principais bandeiras foram defender a saúde e a assistência social, em especial para os mais necessitados, durante seu mandato assumiu interinamente a Presidência da Câmara de Vereadores, onde conseguiu concluir a tão sonhada obra do prédio próprio da Câmara de Vereadores de Abaré. Em 2016 pleiteou uma reeleição onde ficou como suplente, mesmo sem o mandato não abandonou o povo abareense, em 2019 mudou-se para Juazeiro da Bahia em busca de melhor assistência para servir, com isso ficou conhecido como Rony da saúde, e está até hoje servindo sem medir esforços.

 

Destaque do ano 2022 Categoria Regional Advogada a escolhida do público pelo segundo ano consecutivo foi Dr Josenilda Alves

Criada no Distrito de Ibó, município de Abaré- BA, filha de Valdecina Alves Cerqueira Barbosa e José  Nilson Barbosa, ex lavradores e que se tornaram comerciantes. Josenilda Alves Barbosa sempre foi estudiosa e desde pequena tinha interesse pelo direito, em especial o direito  dos menos favorecidos e dos deficientes. Daí o seu amor e vocação pela advocacia. Estudou e se formou no ensino público. 

Em 2009, foi aprovada no concurso para o cargo de Auxiliar Administrativo no município de Abaré-BA, tendo tomado posse em 2011.

Ainda em 2009 conseguiu uma vaga no curso de direito da FACESF em Belém do São Francisco, conseguindo ainda uma bolsa 100% pelo PROUNI no curso de fisioterapeuta na cidade de Serra Talhada. No entanto, seu coração sempre bateu forte pelo direito, Josenilda estagiou na defensoria do município de Abaré durante os anos de faculdade. E logo após formada, Josenilda obteve êxito na prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Atualmente, é especialista em direito Previdenciário, direito do consumidor e direito administrativo. Como previdenciarista, vem ajudando as pessoas no momento tão difícil que é conseguir a aposentaria e auxílios. Além disso, Josenilda ainda advoga pela procuradoria municipal de Abaré-BA.

Argumentada sobre seu sucesso, Josenilda diz que deve toda a sua trajetória primeiramente a Deus, que colocou o desejo da advocacia em seu coração e a capacitou para a profissão e aos seus pais que tanto se esforçaram e a encorajaram nessa caminhada que outrora fora árdua, e ainda ao seu marido Ricardo Araujo de Lima que tanto a incentivou durante a sua árdua preparação para prova da Ordem dos Advogados do Brasil.


 

 

 

 
 
 
 

Destaque do ano 2022: Nome novo mais cotado para disputar uma vaga no Legislativo Municipal de Rodelas Cicero Gomes (Nego de Hilda)

25/10/2022 13:41

Cicero Gomes da Cruz, popular Nego de Hilda nasceu em Belém do São o Francisco-PE. Em 27 de maio de 1984, onde morou até os dois anos de idade quando ficou órfão de pai, é o caçula dos irmãos começou á trabalhar cedo para ajudar sua mãe que nunca mediu esforço para dá uma vida digna, chegando em Rodelas morou em uma barraca até conseguir junto com sua mãe e seus oito irmãos construir uma casa onde passaram a morar.
Cicero estudou até o 2º grau do ensino médio trabalhava durante o dia e estudava noite, trabalhou de ajudante em uma padaria, aos 18 anos começou trabalhar nas roças de coco, agricultura predominante na cidade.
● Hoje Nego de Hilda comanda uma equipe de trabalhadores de coco onde emprega 50 pai de família é coordenador municipal sendo presidente de uma
associação de futebol, é considerado um líder popular no bairro onde mora, sempre gostou de ajudar o próximo, popularidade sempre foi seu forte desde
de criança sempre brincava com todos fazendo amizade sempre comandou os torneio de futebol, bloco de carnaval onde o sucesso era garantido, logo com o apoio da família e amigos decidiu apoiar um candidato a vereador no bairro onde mora resultado, esse foi eleito, desde então Nego de Hilda se
tornou um influenciador na política de Rodelas, recebeu vários convites dos políticos para se filiar aos partidos devido ter facilidade em conseguir
conquistar o público. Hoje seu objetivo é ser candidato á vereador nas próximas eleições e ser eleito. È pai de sete filhos em casamentos diferentes
sendo que uma das filhas teve que tomar responsabilidade de pai e mãe devido a mãe ter passado a guarda para ele, mas nenhuns obstáculos nunca foi motivo de interromper seus objetivos colocando Deus na frente de tudo sempre conseguiu vencer.

Agradeço a todos que me escolheram como nome novo mais indicado a concorrer ao Legislativo Municipal de Rodelas em 2024


 

Destaque do ano 2022: O escolhido do público na Categoria Secretário Municipal de Abaré pelo segundo ano foi JOSÉ DE ASSIS TELES, Zezinho de Salomão

 
21/10/2022 12:33

JOSÉ DE ASSIS TELES, Zezinho de Salomão, nasceu na cidade de Salvador, Estado da Bahia, em 11 de novembro de 1957, religião Cristão e doutrina Católica, tal qual seus pais Salomão Tolentino Teles e Neivanda de Assis Teles, ambos “In Memoriam”. Apesar de ser Cristão / Católico, respeita, aprecia e frequenta as outras doutrinas, por estar sempre louvando o nome de DEUS.

Formou-se em Estatística e posteriormente em Eletro Mecânica, com segmento em Instrumentação e Automação de Processos Industriais pela ETFBA. Iniciou os cursos de Administração de Empresas e Economia, não podendo dar prosseguimento pela falta de compatibilidade de horário com o trabalho.

Após prestar concurso público federal, ingressou na PETROBRÁS, no dia 22/01/1979, iniciando sua carreira profissional na área técnica de manutenção industrial especializada. Posteriormente, sempre realizando concursos interno, foi se especializando na empresa em diversas áreas de Petróleo. Trabalhou em diversas missões pelo Brasil, aposentando-se no ano de 2015.

Em 1996 a convite de seu Pai e Amigos concorreu a Câmara de Vereadores, sendo vitorioso e após empossado Vereador em 01/JAN/1997, foi eleito Presidente da Câmara. Em 2000 foi reeleito Vereador e fez parte da UVB em Brasília como Diretor de Assuntos institucionais e Internacionais. Em 2004 ficou na Suplência, assumindo alguns meses após a vaga no lugar da Ver. Anita Rosa.

Sempre teve participação ativa e decisiva na política ao lado de seu pai, na eleição de diversos prefeitos. Sempre levou a bandeira da Fé, da Justiça e de melhores dias para o município e o povo de Abaré, que aprendeu a amar tal qual seu saudoso e inesquecível Pai. Sempre apoio e prestigiou os eventos tradicionais da região, contribuindo para a valorização de todos.

No início do ano de 2019 aceitando convite do Prefeito de Abaré, Fernando Tolentino, assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Comunicação Institucional, permanecendo até o momento. Executa com sua equipe um trabalho transparente e imparcial, voltado para todos do município e região, levando as informações através dos meios de comunicação, de forma precisa e em tempo real.

 

 

Destaque do ano 2022: Categoria Diretor Escolar do município de Chorrochó pelo segundo ano consecutivo Edmo Alves

23/10/2022 21:32

Edmo Alves Novais, filho do saudoso professor Lázaro Alves Pereira e Rita de Cássia Nascimento Pereira. Nasceu em 29 de janeiro de 1983. Concluiu seu Ensino Médio na cidade de Juazeiro Bahia e retornou ao seu Distrito em 2002 onde em 2003 ingressou no Centro de Ensino Superior do vale do São Francisco - CESVASF para cursar matemática e posteriormente sua Especialização em Educação Matemática. Com o passar do tempo em 2011 cursou outra especialização em Mídias na educação. Em 2012 concorreu ao cargo de gestor escolar onde foi aceito pela maioria dos votos da comunidade de Tarrachil onde permanece no cargo até os dias atuais

 

Destaque do ano 2022: A escolhida do público na categoria Solidariedade foi Socorro Paiva

23/10/2022 21:28

Maria do Socorro Silva Paiva nasceu em Macururé, mas aos 2 anos de idade seus pais foram para Canudos onde a mesma morou até os 17 anos. Em 1978 sem muitas opções de estudo e trabalho na região ela foi em busca de novos desafios em outro estado São Paulo por la ela onde terminei o ensino médio 2 grau e não parou de estudar adquirindo vários cursos profissionalizantes, casou-se e teve dois filhos. Socorro Paiva anos depois decidiu retorna a Bahia dessa vez em 1989 foi morar em Juazeiro. A mesma sempre determinada e com uma vontade enorme de ajudar o próximo saia todas as tardes para visitar pessoas de longe que estavam internadas nos hospitais, nessas visitas as vezes ela terminava levando pessoas que moravam distantes da sua cidade para sua casa, pois muitos recebiam alta e não podiam permanecer no hospital.

Socorro Paiva é uma macurureense, pessoa hospitaleira e atenciosa e se sente uma pessoa feliz e realizada pela família que tem e por realizar seus sonhos de ajudar as pessoas necessitadas.

Em 1993 ela foi para Feira de Santana onde morou muitos anos, se casou pela segunda vez e teve uma filha. Seu retorno a sua terra natal Macururé foi em 2001, retornou para fazer o que mais gosta ajudar as pessoas. Há 15 ela faz um trabalho social com a ajuda dos amigos de Macururé e seus familiares, todo mês de Dezembro arrecadamos alimentos, roupas, calçados e brinquedos para doar nas comunidades carentes. Há 7 anos atrás essa campanha ganhou mais força pois juntou-se a mim meu amigo Geovane Rodrigues,familiares e amigos, a campanha vem ganhou grandes proporções e vai começa já a partir de setembro as arrecadações porém Socorro gostaria de pedir mais a ajuda da população não só de Macururé e sim toda a região, esse ano a mesma diz que vai fazer bingos e outras coisas mais por que a dificuldade de conseguir as doações estão cada vez mais difícil a maioria dos brinquedos, roupas e alimentos é ela mesma que tem comprado.

Em 2008 Socorro Paiva diante da carência e necessidades que via no município resolveu ser candidata a vereadora pelo PTB mas a perda maior não foi nas urnas e sim sua mãe, seu maior tesouro, a mesma sempre agradeceu os votos recebidos, e aproveita o momento para agradecer a todos que votaram e escolheram a mesma como destaque na categoria Solidariedade.

 

 

Destaque do ano 2022: Na categoria Técnica de Enfermagem Abaré a escolhida do público foi Dorcia de Rony

23/10/2022 21:39

Dorcia Soares da Sruz, 39 anos, nascida em Abaré Bahia é filha de dona Josélia Barbosa Soares da cruz e o senhor Darcy Pedro da cruz, ambos trabalhadores da saúde do município de Abaré, sua mãe auxiliar de enfermagem, e seu pai condutor de ambulância, Dorcia que cresceu vendo os seus pais servindo à população com tanta dedicação que se encantou pela profissão e então resolveu seguir seus passos. Aos 16 anos casou-se com Ronison Gomes da Cruz popularmente conhecido por Rony do Ibó com quem teve três filhos e uma neta. Apesar das dificuldades foi em busca dos seus sonho que seria fazer o tão sonhado curso Técnico de Enfermagem, concluindo em 2012, trabalhou por um tempo em Chorrochó-Ba, depois voltou para sua cidade natal Abaré e desde então não parou mais de atuar nessa profissão que tanto ama, que é cuidar do próximo, servindo sem medir esforços para ajudar seu povo com amor, dedicação, compromisso e empatia!

 

Destaque do ano 2022: Na categoria Técnica de Enfermagem Chorrochó a escolhida do público foi Hildethe Carvalho

23/10/2022 21:37

Hildethe Carvalho é atualmente técnica de enfermagem atuante na sede do município de Chorrochó, e conta com mais de 17 anos de serviços prestados à comunidade chorrochoense. Casada com Edison Andrade dos Santos, é mãe de três filhos, Hellen Vitória, Vitor Rangel e Miguel, atualmente reside na Rua Aureliano Costa Andrade, Município de Chorrochó - BA.

Nascida em 23 de outubro de 1981, na fazenda Lages, no município de Chorrochó, Hildethe é a segunda dos oito filhos dos renomados fazendeiros locais,  Eudes Brito de Carvalho e Maria dos Anjos Rodrigues de Carvalho. Começou durante a sua infância a trabalhar e a desenvolver suas responsabilidades, ajudando a sua família, em especial o seu pai e suas tias, nos trabalhos do campo, como cuidar do gado e ordenhar as criações durante o período chuvoso, além de também durante a  seca, ajudar o seu avô, seus tios e irmãos a manter o gado com ração e a água, que

devido às duras condições do sertão, era coletada de cacimbas fundas e levadas, por distâncias consideráveis, até os currais onde se encontrava o gado sedento por água.

Na época, a fazenda contava com mais de 200 cabeças de gado, e foi nesse ambiente sobre o duro sol e seca nordestina com atividades pesadas e ainda ajudando a sua mãe a cuidar dos seus irmãos, que mesmo diante da vontade de desistir, Hildethe optou por seguir em frente em busca dos seus sonhos.

Sua obediência aos mais velhos e sua perseverança, a tornaram uma mulher forte e dedicada aos estudos e a família, que a levaram através de jornadas diárias de 12 km à pé da sua fazenda até a sede do município para concluir os seus estudos, onde  formou-se no ensino médio com magistério no Colégio Estadual São José.

Sempre disposta ao trabalho, Hildethe, começou cedo a sua carreira profissional, mesmo enquanto estudava, atuava ativamente na comunidade das Lajes, como autônoma e revendedora de revistas como a Avon e Hermes. Foi durante a primeira gestão do Prefeito Humberto Gomes, que Hildethe começou a trabalhar como cozinheira e zeladora na Casa de Parto e Maternidade Antônio Carlos Magalhães, local que despertou nela o sonho de ser enfermeira e atuar na promoção da saúde e do bem estar da população da sua comunidade.

Foi durante o seu trabalho na Casa de Parto e Maternidade Antônio Carlos Magalhães que lhe foi apresentada a oportunidade de fazer um curso técnico em enfermagem, assim Hildethe agarrou a oportunidade, à qual fortemente se dedicou. O caminho árduo, pois, tinha de conciliar os seus estudos com o seu trabalho, enquanto ainda cuidava de sua casa e sua família, mas a sua fé inabalável em Deus e a sua forte perseverança, lhe proporcionaram a vitória, e logo Hildethe concluiu o seu curso técnico no ano de 2012, não demorando até que que fosse convocada para exercer o cargo que sempre sonhou. Hoje, Hildethe possuiu mais de 17 anos de muito trabalho, aprendizado e aperfeiçoamento como técnica de enfermagem no Hospital Geral Municipal Mônica Silvany Gomes Ramos.

 

 
 

Destaque do ano 2022 Categoria Técnico de Enfermagem da cidade de Macururé

 

18/10/2022 12:45
ALTEMAR SILVA MACIEL, 35 anos, nascido em Macaúbas Sul do Oeste da Bahia; Filho de Antônio Gomes Maciel (in memórian) e Maria Eunice Félix Maciel; Casado com Jaciete Santos Maciel e pai de Levy Ábner Santos Maciel.
Um jovem sonhador que nunca baixou a cabeça para as dificuldades da vida e desde muito cedo lutou pelos seus sonhos e sempre buscou superar todos os desafios. 
Cresceu na fazenda Riacho dos Caldeirões - Macururé/Bahia. O único meio de  renda da sua comunidade era o  trabalho na pedreira na produção de paralelepípedos. Por um pequeno período trabalhou ajudando o seu pai na produção de paralelepípedo e por incentivo de  "Nina" Arcanja Pereira da Silva e Hilda Pereira da Silva, professoras aposentadas e líder da comunidade na época, o seu pai optou por retirá-lo da pedreira e lhe incentivar aos estudos.   
Em 2005 ainda cursando o ensino médio, deu início ao curso de Técnico de Enfermagem na cidade de Quijingue /Ba, logo em seguida foi aprovado em seu primeiro concurso público aos 17 anos de idade, sendo nomeado 03 anos após a aprovação.
Em 2019 foi aprovado em primeiro lugar no concurso da Policlínica Regional de Saúde de Paulo Afonso e nomeado em seguida, cargo esse que ocupa em paralelo ao de técnico de enfermagem do SAMU de Macururé.
Há 15 anos atuando como Técnico de Enfermagem, Altemar tem se destacado pelo bom serviço prestado aos usuários de saúde do seu município e da região. Um jovem comunicativo e que está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos e que nos mostra através da sua trajetória um grande exemplo de vida e superação. O mesmo deixa uma palavra de agradecimento a todos: "Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, a minha família, em especial  a minha esposa Jaciete Santos e a minha mãe Maria Eunice pelo apoio incondicional. 
Agradeço a cada um de vocês que mais uma vez me escolheram como Destaque do ano! Meu muito obrigado! Mais eu não sou merecedor de receber essa honraria sozinho. Quero dedicar esse troféu a toda a classe da enfermagem; especialmente, àqueles que estão à frente da luta por nossos direitos para que possamos ser uma classe valorizada e digna.
Quero dedicar ainda aos meus colegas de trabalho, que no decorrer da convivência, muitos se tornam  verdadeiros amigos. 
Sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer e muito o que aprender, sou pequeno diante de grandes profissionais que temos em nosso meio, busco melhorar a cada dia tanto como pessoa, quanto como profissional, para que eu possa oferecer aos meus pacientes um trabalho mais digno e o mais  humanizado possível. 
Somos seres em construção! No decorrer da jornada  eu tive o privilégio de trabalhar com grandes mestres e  cada um deixou a sua contribuição na minha vida, pois somos construídos por  conhecimentos adquiridos e compartilhados durante as nossas convivências e principalmente com pessoas que nos impulsionam a crescer, pessoas que acreditam e que valorizam o nosso potencial. Isso faz toda a diferença! Só tenho 
G R A T I D Ã O !

 

 

DESTAQUE DO ANO 2022: NA CATEGORIA REGIONAL PRIMEIRA DAMA A ESCOLHIDA DO PÚBLICO FOI JENICLEIA SILVA

28/07/2022 19:06

Jenicleia Silva Santos Cruz, nascida em 21/03/1988 natural de Macururé, filha de seu José Ribeiro dos Santos, eletricista aposentado e de D. Dalva da Silva Santos, dona de casa. Jenicleia é a 10ª filha de 14 irmãos …Professora, formada em magistério, graduada em Letras e pós-graduada em Literatura,atuou na sala de aula por 08 anos, onde já mostrava o dom de liderar, se destacando como uma das professoras que lutava pelos direitos dos alunos e levava a educação para além dos muros da escola .

Em 15/11/2010 casou-se com o atual prefeito Leandro Bergue Gomes da Cruz e são pais de duas filhas: Fernanda Santos da Cruz,de 10 anos e de Giovanna Santos da Cruz,07 anos. Pouco tempo após o casamento Jenicléia deixou de atuar como professora para empresariar o Supermercado Gutembergue ao lado de seu esposo. Leandro Bergue por ser descendente de uma família com grande marco na história política de Macururé, mesmo sendo muito jovem, já demonstrava o desejo de seguir os passos políticos de seu avô José Gomes da Cruz (Zé de Ponciano) e de seu pai Josias Gomes da Cruz. Em 2016,foi escolhido pela 1ª vez como candidato a prefeito da oposição onde contou com o apoio e a garra da sua esposa, perdendo a eleição com uma diferença de votos muito pouca. Mesmo perdendo a eleição Jenicléia saíra dos bastidores e se tornava uma figura de destaque sempre buscando melhoria para o povo macurureense. Em 2020, Bergue foi eleito e como Primeira Dama e Secretária de Assistência Social não mede esforços para realizar ações que beneficiam toda a comunidade, sempre atuante quando o assunto é solidariedade. Nos momentos mais críticos da população seja da sede ou distritos ela sempre está presente, quer no Social,no emocional ou financeiro, ganhando assim evidências como a Primeira Dama que mais se preocupa com a comunidade carente e luta por uma Igualdade Social

 
 
 
 
 

DESTAQUE DO ANO 2022: O ESCOLHIDO DO PÚBLICO NA CATEGORIA VEREADOR DE CURAÇÁ FOI JOÃO TELES

 
28/08/2022 16:36

João Teles dos Santos, 49 anos de idade, nasceu no município de Curaçá-BA, filho de Cecilia Teles dos Santos e Joaquim Gomes dos Santos. É agricultor, funcionário público municipal e agente político na função de vereador estando no segundo mandato consecutivo sendo que no seu primeiro mandato em 2016 teve 553 votos e no seu segundo mandato teve 618 votos. Tem união estável com Adriana Lopes tendo uma filha que chama Igrid. Reside na comunidade de Ferrete onde se orgulha do seu lugar.

Gostaria de agradecer a todos os internautas por ter escolhido meu nome como vereador destaque da cidade de Curaçá, agradeço também a Edimar Carvalho pela realização desse evento que todos os anos homenageiam as pessoas da nossa região.

 

DESTAQUE DO ANO 2022 NA CATEGORIA VEREADOR DA CIDADE DE ABARÉ O ESCOLHIDO DO PÚBLICO GABRIEL DE GERALDO

19/07/2022 07:30

Gabriel Ribeiro dos Santos, 25 anos, estudante de direito e vereador apaixonado por a sua cidade.

Nasceu no meio da política, sempre acompanhando os passos dos seus pais, (4 mandatos do seu pai Geraldo e 1 mandato da sua mãe Catarina). Com isso, veio à vontade de se candidatar e dar continuidade aos trabalhos que sua família fez em prol da população Abareense.

Com 18 anos se candidatou ao cargo e se elegeu, sendo o vereador mais jovem da história de Abaré e um dos mais jovens do Brasil, mas com muita experiência vivida, com muita garra, vontade de lutar e com apoio da população. Gabriel estava preparado para assumir o legislativo, já estava no seu sangue, era seu destino...

Não parou por aí, Gabriel sempre correu atrás do melhor para Abaré, queria fazer mudanças, fez vários projetos, indicações, trabalhou pela educação, saúde, esportes, agricultura. E mostrou toda sua dedicação e amor pelo que faz.

Em 2020 se candidatou novamente e foi reeleito com 655 votos, atualmente é Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereador de Abaré.



 

DESTAQUE DO ANO 2022 CATEGORIA REGIONAL VICE-PREFEITO ESCOLHIDO DO PÚBLICO FOI O HOMEM DA SAÚDE ALUÍSIO ALMEIDA RODELAS

 
17/07/2022 13:06

 

Quem é Aluísio Almeida?

• Administrador

• Especialista em Gestão Hospitalar

• Mais de 20 anos de carreira

• Político nato

• Esposo e pai orgulhoso de Maria Eduarda e João Paulo

Para explicar quem é Aluísio Almeida hoje e porquê de ele ser um homem tão respeitado e integro, é preciso entender sua história, de onde ele veio e toda a sua trajetória para chegar até aqui. A vida de Aluísio daria um filme, filme desses de superação, em que o personagem principal vem de uma família humilde e vence na vida. O protagonista dessa história é o filho do agricultor e tocador de pífano, Antônio Pergentino e da tecelã Maria do Carmo de Zulmira Xicó. Estudou até o magistério em escola pública na sua cidade natal, Rodelas (BA), da qual tem muito orgulho de pertencer. Filho mais novo, veio de uma família de 14 irmãos. Sempre sonhou em poder ajudar sua família, fazer uma faculdade e crescer na vida. Sabendo que não seria uma decisão fácil, Aluísio se encheu de coragem e saiu do seu interior pacato para ir morar numa grande capital. Não bastava ter um sonho, ele tinha que ir em busca do mesmo.

Escrevendo um novo rumo para sua história

 Em 1997, em Salvador, começou a trabalhar como porteiro na Clínica CAM. Com 15 dias foi promovido para o setor administrativo, ali representado por Paulo Bittencourt, um grande amigo que acreditou no seu potencial desde o início. Foi nessa clínica que também conheceu a sua esposa Viviane, hoje, mãe de seus filhos. Sempre obstinado, resolveu ingressar na Faculdade de Administração e foi galgando seu espaço no mercado de trabalho. Se especializou em Gestão Hospitalar, e nesses quase 20 anos de profissão, já foi gestor de mais de 15 unidades de saúde, até perceber que podia dar mais um passo no seu crescimento profissional. Além de um grande administrador no ramo de gestão de hospitalar, Aluísio tem a oportunidade de fazer o que sempre desejou em seu coração, que é, ajudar as pessoas que mais precisam. Ele sabe a luta diária de sua gente, vez que vivenciou cada batalha juntamente com sua família. Hoje ele consegue empregar amigos, conterrâneos e assim gerar emprego e renda para dezenas de famílias. A história de Aluísio é um exemplo não só para a Maria Eduarda e João Paulo, seus filhos tão amados, como também é uma inspiração para todos os Rodelenses. Após essa história de superação, Aluísio deu mais um passo em prol de ajudar as pessoas. Eleito Vice Prefeito ao lado de Emanuel Rodrigues, em Rodelas/BA, Aluísio assumiu um grande desafio de fazer à maior e melhor gestão da história política da cidade.



DESTAQUE DO ANO 2022 NA CATEGORIA VEREADOR DA CIDADE DE RODELAS O ESCOLHIDO DO PÚBLICO FOI FELIPE CESAR

 

 
17/07/2022 12:58

Felipe Cesar Alves Lima e Silva, mais conhecido como Felipe da bomboniere, nasceu em Belém de são Francisco, no dia 15/12/1992.

Filho único, desde cedo foi voltado ao comércio, onde ajuda seus pais até hoje.

Em 2013, ingressou na faculdade FASETE, onde é formado em direito.

Desde o ensino médio, já demonstrava uma vocação para a vida pública e sempre cogitava um dia ingressar na política. No ano de 2012, ainda com 19 anos, pleiteou uma candidatura ao cargo de vereador, mas seus pais, em consenso, decidiram adiar e preparar mais um pouco o seu filho. Então, foi no ano de 2016, ainda cursando a faculdade, que pode realizar o objetivo de ser candidato a vereador. Nesse pleito, mesmo ficando com uma votação de 311 votos, e na sétima posição no geral, ficou de fora por conta da legenda, e foi adiado mais uma vez seu objetivo de chegar a Câmara Municipal.

Mesmo assim o trabalho não parou. Terminando a faculdade em 2018, decidiu vim pra Rodelas e se dedicar ao seu povo e assim poder da continuidade a um objetivo antigo, de ingressar na política.

Foi no ano de 2020 que teve êxito, além de ter ficado com o primeiro lugar, teve a maior votação da história de Rodelas, com 637 votos.

Hoje vereador, entende e sabe que a responsabilidade é ainda maior, pois precisa honrar a expressiva votação e confiança dada pelo povo.

É como muita honra e gratidão, que ele com muita força de vontade vai lutar pelo desenvolvimento de Rodelas, prezando sempre pela justiça social. Sempre de forma transparente, possa exercer seu papel na câmara, e deixar seu nome marcado não só na política de Rodelas, mas como também na história dessa cidade querida.

 
 
 
 

DESTAQUE DO ANO 2022 NA CATEGORIA VEREADOR DE MACURURÉ O ESCOLHIDO DO PÚBLICO FOI CELSO RAMOS

15/07/2022 21:19

Risonilton Celso Ramos da Cruz natural de Macururé nasceu dia 20/04/88 de família humilde são12 irmãos, seus pais são da zona rural tiveram muitas dificuldades mais conseguiram criar todos os filhos, seu sustento vinha da roça morava em casa de taipa e em cada caibo era armada uma rede para ele e seus irmãos que até hoje são muito unidos.

Celso Ramos hoje é casado e tem um filho, o mesmo não conseguiu terminar o segundo grau logo teve que trabalhar em São Paulo no ano de 2007 por que o município não oferecia nenhuma  opção de emprego ou renda. Após um período retornou para região e foi trabalhar na cidade de Paulo Afonso, em 2012 retornou para o Povoado de Sansaité e foi trabalhar na Prefeitura Municipal de Macururé, dai surgiu o interesse de entrar no mundo político, diante das dificuldades que viu o sofrimento das pessoas do seu município, sentiu que ser político era o meio mais fácil de ajudar a população.

Em 2016 o mesmo teve seu nome cotado a ser candidato, mas por não ter a liberação do partido não pode ser candidato.

Em 2020 nas eleições municipais de Macururé surgiu a oportunidade que ele esperava Celso Ramos foi eleito vereador em 4 lugar na eleição municipal e obteve o segundo lugar no seu partido PSDB com 334 votos.

 

 

 
 

DESTAQUE DO ANO 2022 CATEGORIA VEREADOR DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO O ESCOLHIDO DO PÚBLICO FOI JOSÉ MARCIANO

 

15/07/2022 21:22

Ele sempre acreditou em seu sonho, tentou a primeira vez, a segunda e na terceira vez, finalmente conseguiu. Em 2020 realizou seu grande sonho, sendo eleito vereador em Belém do São Francisco-PE

José Marciano do Nascimento nascido no dia 29 de novembro de 1983, na cidade Mauriti-CE, com menos de um mês de nascido veio com sua família para a cidade de Belém do São Francisco-PE

Filho de Maria Adelaide do Nascimento e João Isaias do Nascimento, ambos agricultores, o caçula de 12 irmãos, trabalho muitos anos na área de vendas em varias empresas do Pernambuco, mas seu grande sonho sempre foi ingressar na política e ser vereador por Belém do São Francisco.

Apesar das dificuldades financeiras ele sempre vinha lutando em busca de uma oportunidade, sempre fazendo seu papel, servindo a população belemita, principalmente na área da saúde, com recursos poucos mais dividindo com as pessoas.

Em 2012 Marciano teve sua oportunidade sendo candidato a vereador pelo partido do PTC, mas sua profissão lhe tomava boa parte do seu tempo, o mesmo precisava esta viajando devido ao seu trabalho de vendedor para não deixar faltar o alimento em casa, as vezes perdia até comícios por esta trabalhando em outras cidades. Em 2012 não foi possível realizar o sonho, acabou obtendo 297 votos ficando na suplência, chegou até a assumir o cargo por quatro meses.

Em 2016 apesar das dificuldades financeiras, ele insistiu tentou novamente foi candidato pelo DEM obtendo 285 votos, ficando novamente na suplência.

Em 2020 saindo candidato pela terceira vez, pelo partido PSDB, obteve finalmente o resultado positivo tão esperado, foi eleito vereador com 366 votos.

 

 

Destaque do ano 2022 Categoria Religião Evangélica Pastor Adriano Araújo da Igreja Assembléia de Deus município Macururé Bahia

 

 
20/06/2022 08:09

Adriano de Jesus Araújo, 41 anos, nascido em Simões Filho, formado em Pedagogia pela (FAZAG), casado com Erly Gomes Ramos Araújo, pai do Nícolas Emanuel Ramos Araújo, atualmente liderando duas igrejas no município de Macururé, nos povoados do Riacho dos Caldeirões e em Sansaité onde está situada a sede da Igreja Assembléia de Deus. Iniciou sua vida eclesiástica no ano de 1996, onde convertido ao Evangelho, passa a ter uma vida pautada em semear a palavra de Deus. Em 2005, conhece sua esposa em um site de relacionamentos, quando ela estava morando na Sussuarana – Salvador, estudando pra prestar vestibular em Nutrição. Amor a primeira vista; pois ao começar o namoro, tratou logo em conhecer a família e o local onde os pais dela moravam, “Sansaité”.

Final de ano de 2009 resolvem então largar a vida da capital e vir morar no interior da Bahia; Na Bíblia, em Eclesiastes 3:1 diz: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu; E assim já morando e estabilizado no povoado, 2013 começa os trabalhos de evangelismo e conversão dos moradores. Alugado espaço, povo cultuando, chegou à hora de cultuar em local próprio, ai em 2017, compraram um espaço, um antigo Bar, onde por muitos anos era freqüentado por aqueles que iam às festas do São Pedro. Diversos trabalhos sociais: Doações de cestas básicas, doação de roupas e calçados as famílias carente, transporte de água potável;

Atualmente, trabalha no Colégio Américo Rodrigues Passos como Gestor escolar e estudante de Letras pela UNOPAR; e todos os dias nos horários das 19:00hs está em cada congregação ensinando o povo sobre a bíblia;


 

Destaque do ano 2022 Categoria Liderança da Oposição de Chorrochó escolhido do público José Nilson (Nilsinho)

 
06/06/2022 22:35

José Nilson Rodrigues dos Santos, técnico contábil e formação superior em Licenciatura em História pelo o CESVASF, (Belém do São Francisco - Pernambuco, 20 de março de 1976), mais conhecido como Nilsinho, é um político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), membro da Loja Maçônica Acácia Nordestina número 81 de Euclides da Cunha, casado com Edjane Araújo Botelho, pai de Pedro Henrique Botelho Rodrigues (Estudante de Direito no 10º período) e Maria Sophia Botelho Rodrigues.

Foi assessor da Presidência da Câmara de Vereadores de Belém do São Francisco, de 1999 a 2000. Em 2001, assumiu o cargo de Secretário Parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco lotado no Gabinete do Deputado Paulo Rubem Santiago; assumiu o mandato de 2005 a 2012 de Secretário Municipal de Governo de Chorrochó; 2013 a 2015 assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura de Chorrochó. Neste período, ficou em evidência na mídia por conta de suas ações em prol do desenvolvimento rural sustentável principalmente em destaques: poços artesianos, abastecimentos de água para os moradores da zona rural e a implantação do Balcão do Milho no município e região onde o milho era vendido a um preço mais barato para os pequenos agricultores e criadores. É funcionário público municipal, atualmente exercendo as funções de assessoria do Gabinete do Prefeito de Abaré.,

Em 2020, foi candidato a vereador, obteve mais 300 de votos e ficou na suplência pelo Partido dos Trabalhadores, mais não parou a sua luta em prol dos sertanejos chorrochoense, principalmente com o programa de eletrificação rural, várias localidades rurais estão sendo contempladas com a energia elétrica graças ao empenho,

determinação e luta ao lado das lideranças políticas estaduais que lhe dão sustentação política. Em mais uma ação recente em 2022, Nilsinho conseguiu um poço artesiano para a comunidade rural cinco bois, onde a vazão foi mais de 12.000 litros por hora de água boa para o consumo humano.

 

 

Destaque do ano 2022 Categoria Regional Artista Musical DJ Felipe Andrade

20/04/2022 07:31

Felipe Cicero Andrade Santos, filho de Solange Santos de Andrade Moura e Cicero Barros, embora tenha nascido em Cabrobó-PE. Sempre morou na Fazenda Chamada Curral da Pedra Fazenda que fica localizada no município de Abaré-Bahia.

Aos 9 anos ele foi morar no Distrito de Ibó Abaré de aluguel por dois anos, até ganhar uma casa do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, Aos 13 anos Felipe começou a trabalhar nas bancas das Feira-livre, sendo obrigado a matar aula a maioria das vezes para Ir trabalhar, o mesmo chegou a desistir de estudar Já no 3° ano do Ensino Médio. Sua carreira de DJ Começou em 2018 Quando Paulo seu antigo patrão tinha uma Distribuidora e um Clube e lhe chamou pra ajudar trabalhando no Clube, foi aí que ele ficou com o notebook do seu patrão passando músicas e foi aprendendo um pouco sobre o aplicativo Virtual DJ, foi aí que tudo começou. Logo depois comprou seu próprio notebook e alguns equipamentos como Iluminação, microfone.

Aos 21 anos foi pai de um menino, teve que trabalhar dobrado.

"Sei que falta um pouco mais ao propósito que é ser um artista nacional e Internacional mais, com fé em Deus chegaremos lá pra mostra nosso trabalho para o mundo." DJ Felipe.

 

 

Destaque do ano 2022 Categoria Regional Artista Musical Carlos Eduardo Barbalho

18/04/2022 21:18

Carlos Eduardo Barbalho Silva nasceu na cidade de Paulo Afonso-Ba em 1999. Quando ainda criança seus pais se mudaram para o Projeto Pedra Branca município de Abaré-Bahia onde residia sua família por parte de mãe...

Sua infância foi simples, porém feliz, no qual fala o mesmo "não preciso de muito para ser feliz."

O luxo nunca encheu os seus olhos, ele sempre preferiu morar na fazenda com os seus avôs, na adolescência trabalhou duro na roça, e logo cedo aos 17 anos arrumou um filho e teve que trabalhar dobrado, porém as coisas não estavam fáceis na sua vida, então teve que trabalhar em uma borracharia com seu pai por 2 anos, no qual foi juntando dinheiro e fundou a 2 irmãos motos, o qual conta que trabalhava 20 horas por dia, mal dormia, foi um período muito doloroso para ele, onde muitas vezes trabalhando de madrugada na chuva, a água caindo e a lágrima descia junto, pedia a Deus que melhorasse a sua vida, porém nunca deixou faltar nada para o seu filho, trabalhar e cuidar do seu filho era uma tarefa difícil para ele.

Por três anos teve que viver no anonimato sem ao menos um celular longe de tudo.

No pouco tempo que tinha livre ele escrevia suas letras, e no ano 2020 um amigo o gravou cantando e lançou nas redes sociais, no qual obteve muitos acessos, a partir daí foi convidado para shows e passou a se apresentar com o tecladista e produtor Uriel teclas no qual lhe ensinou tudo na música no seu primeiro show ele não tinha roupas nem sapato, teve que pegar roupas emprestadas para cumprir a agenda, sua situação financeira foi melhorando e conseguiu gravar o seu primeiro CD promocional em 2020 e no mês seguinte aconteceu a pandemia, que lhe deixou sem shows, ele participou de sete Live.

Já no ano de 2022 lançou a música pele arranhada tocando no país todo e batendo o top 20 das mais ouvidas no país por 5 minutos.

Eduardo já planejando a próxima, pede o apoio do público para levar o seu nome e da sua cidade para o Brasil e o Mundo.

"Jamais desista dos seus sonhos, se está difícil é por que você está no caminho certo." Eduardo Barbalho.

 

 

Troféu Destaque do ano 2022: Marcella Bezerra da rádio Canabrava FM foi a escolhida do público na categoria locutor de rádio 2022

21/04/2022 12:31

Eu me chamo Marcella Bezerra, tenho 19 anos, sou de Belém do São Francisco-PE e concluí o ensino médio no ano de 2020. Eu sou apaixonada pelo mundo da comunicação desde o ensino médio, participei da Banda Marcial da ETE Maria Emília Cantarelli como trompetista. Na ocasião tive a oportunidade de conhecer pessoas que contribuíram para que hoje eu possa me comunicar melhor, também participei de outros projetos culturais da referida escola. Na verdade eu sempre gostei desse mundo mágico da comunicação. E trabalhar com a voz é fantástico. Sou fã incondicional do mundo da dublagem. No ano de 2021 surgiu a oportunidade de iniciar na prática a trabalhar com a voz, através de um convite feito pelo diretor da rádio Canabrava FM Thiago Leite e do primo e amigo DJ Karamix, no mesmo ano comecei o estágio na Canabrava FM final de semana, já na grade de programação geral auxiliava os locutores dos horários de maior audiência da emissora. Então devido o bom desempenho do meu trabalho e a boa aceitação dos ouvintes, no último semestre de 2021 fui convidada para apresentar o programa musical Conexão 104 na grade semanal. Começando no dia 01 de Janeiro de 2022 dás 13h00min horas às 16h00min horas, meses depois o programa passou a ser transmitido pelo sistema Beto Som de Comunicação, para mais 7 cidades no sertão central e no vale do São Francisco. Eu estou gostando muito dessa área radiofônica e quero agradecer primeiramente a Deus, aos votos dos internautas, dos ouvintes e a Canabrava FM que me acolheu, aos criadores e organizadores do Blog Chorochoonline. E para finalizar quero deixar aqui uma mensagem para você que está iniciando;

"O grande segredo de uma vida boa é descobrir o seu destino. É realiza ló."

 

 

Destaque do ano 2022 Categoria regional prefeito o escolhido do público foi Bergue de Josias

Desde jovem ele sempre foi uma pessoa amigável preocupada com os anseios da população de sua cidade. Muito educado e atencioso, ainda jovem despertou o carinho de seu povo. Bergue sempre foi uma pessoa carismática e por onde passou deixou amizade, atenção e muito carinho. E hoje é um dos poucos lideres políticos que é elogiado e muito admirado nas redes sociais. Casado com Clea e pai de duas filhas, ele adora praticar esporte e o seu preferido é o futebol de campo, sempre que possível ele participa de eventos dentro e fora dos campos. Sua trajetória política começou em 2016, à oposição política da cidade de Macururé lhe convidou para ser candidato a prefeito, e o jovem Bergue mesmo sendo pego de surpresa aceitou o desafio. Ninguém jamais esperaria tamanha repercussão que seu nome causaria naquele momento ao tomar a decisão que mudaria sua vida para sempre. Aceitou o desafio mesmo com poucos recursos, nesse momento o amor por seu lugar falou mais alto e não iria deixar passar essa oportunidade que poderia mudar a vida de muitos mucureenses. O jovem Bergue disputou as eleições e por menos de 100 votos não conseguiu ser eleito, Mas se você pensa que a história do jovem ficou por ai, está enganado. Logo o jovem recebeu o apelido que se tornou uma marca por onde passa (MENINO DE OURO DE MACURURÉ), e após as eleições vem ganhando a simpatia do povo de Macururé. Com isso surgiu muitos convites pelos quatro cantos do município, o povo quer ver novamente o menino que perdeu as eleições e em tão pouco tempo conquistou aquilo que ninguém jamais pode comprar, o carinho do povo.

O menino de ouro tomou gosto pela política e fez um levantamento das maiores necessidades do seu povo durante as visitas aos munícipes e com a ajuda de amigos espalhados por toda a Bahia ele começou a ajudar ainda mais os necessitados, principalmente na área da saúde o setor que o jovem achou que é mais emergencial.

Em 2018, mais uma prova seria imposta pelo destino, e nas eleições de deputado, ainda desgastado financeiramente e sem o apoiou de muitas lideranças, e com o apoio do povo ele conseguiu a segunda maior votação para os seus candidatos a deputado.

Em 2020 ele se candidatou novamente a prefeito de Macurrué e se tornou o prefeito mais votado da região e da história política da sua cidade e vem desempenhando uma das maiores administrações de Macururé e região.