20 ª FESTA DO VAQUEIRO REÚNE TRADIÇÃO, FÉ E HISTÓRIA EM IBÓ DISTRITO DE ABARÉ-BA.

18/08/2019 22:55

Bota chapéu de couro laço e gibão em uma mistura de fé e tradição assim está acontecendo em Ibó Distrito de Abaré mais uma edição da Tradicional Festa do Vaqueiro, durante todo o dia desse sábado (17), a vaqueirama de Ibó e região participaram do encontro dos vaqueiros e da missa de ação de graça e desfilaram pelas principais ruas do Distrito. A noite a animação da festa dançante contou com a participação dos cantores Leonardo França, Niedson Vaquejada e Guilherme do Acordeon.

O evento é um momento de fé tradição e cultura no Distrito, a população de Abaré e cidades vizinhas e até mesmo de outros estados marcaram presença no evento. O Presidente Interino da Câmara de Vereadores de Abaré Pedrinho Marinheiro e o comerciante Emanuel da Farmácia e comitiva acompanharam o evento prestigiando a todos os vaqueiros e recepcionando visitantes. “Essa é uma das maiores manifestações culturais da nossa região o vaqueiro é um símbolo do sertão, como já falei antes em outras ocasiões é o verdadeiro herói do sertão, precisamos está sempre prestigiando valorizando e incentivando o povo sobre nossa cultura um povo que valoriza sua cultura é um povo que tem história pra contar.” Pedrinho Marinheiro.

Emanuel da Farmácia não se conteve caminhando pelas ruas do Distrito em meio à multidão ao sentir o calor humano e o carinho de um povo pela sua pessoa, o mesmo ficou bastante emocionado.

João de Teófilo da cidade de Chorrochó ficou admirado com a quantidade de vaqueiros e a recepção do povo de Ibó. “Um evento muito organizado o povo ta de parabéns” Disse João.

A festa movimentou toda a economia do Distrito não só de Ibó, mas de toda a região pousadas, vendedores ambulantes, restaurantes e o comercio geral e o mais importante a valorização do vaqueiro personagem principal da cultura do nosso sertão.

Edimar Carvalho

Chorrochoonline