4ª EXPO-FEIRA DO BODE DE CHORROCHÓ-BAHIA

17/11/2013 16:50

Redação do Chorrochoonline.com

Por Edimar Carvalho

A 4ª Expo-feira de caprinos e ovinos visa dar uma grande oportunidade de melhoramento e venda de animais, além de fortalecer os caprinos e ovinos em nossa região, o evento contou com diversos parceiros como ADAB, EBDA, Secretária de Agricultura, dentre outros.

Ontem (16) no segundo dia aconteceu diversos palestras e capacitações com diversos profissionais . A EBDA através de Afonso e Quinarde deram uma palestra sobre diversos temas. A caatinga, rios, produtividade baixa, taxa de mortalidade de animais alta, falta de alimentação, medicamentos na fazenda, foi discutido medidas que auxiliem a convivência com a seca, histórico das secas, e as plantas da caatinga que podem ser utilizadas.


No decorrer das palestras surgiram algumas perguntas dos criadores um Sr. Perguntou aos técnicos sobre o alejão deformação e o palestrante respondeu que a única planta que provoca o nascimento do cabrito alejado é a jurema preta ou medicamentos nos 45 dias de gestação outra  pergunta foi sobre a palma sem espinho, se ela sobrevive  a falta de chuvas. O técnico respondeu que não, mas aguenta a couchonilha do carmin que esta acabando com tudo no estado do Pernambuco.

Afonso da EBDA falou que nossa região é semi árida sujeita a seca “polígono das seca” mais como disse Euclides da Cunha “O sertanejo é antes de tudo um forte.”

A Presidenta da Associação dos Vaqueiros Adriana Araújo disse: que está sempre buscando coisas novas para melhorar o conhecimento e a qualidade de vida do produtor rural, que sobrevive da criação do bode e do carneiro. A proposta da 1ª Exposição foi melhorar a qualidade de vida das pessoas através do seu ganha pão que é a venda do animal, e uma das novidades esse ano é a palma sem espinho que será distribuída para as pessoas que assistirem as palestras.

Dando continuidade aos eventos Marcelo do BNB Banco do Nordeste agradeceu a Secretária de Agricultura e a Adriana Araújo pelo convite e disse que este já é o terceiro ano que participa, em seguida chamou as pessoas que estavam com os contratos aprovados do Agro amigo para assinar as folhas de pagamento.

O Secretário de Agricultura José Nilson divulgou uma lista com 28 nomes de pessoas que irão receber pela 1ª vez o milho e disse que chegou a marca de 1500 criadores inscritos no Programa Balcão do Milho de Chorrochó, Nilsinho disse ainda que o povo precisa é de água, poço artesiano, limpeza de barragens, barreiros, vamos fazer uma união e correr atrás.

O Carioca passou um informativo sobre o milho da CONAB: Para ter direito a ação o que a pessoa deve fazer, procurar a EBDA ou a Secretária de Agricultura  Nilsinho e Amado que estão trabalhando dando apoio.

Os procedimentosdevem passar pela ADAB eles falam a quantidade de animais que você tem e depois lá em Salvador eles fazem um cálculo de quanto você tem direito a comprar de milho, a Secretaria emite a nota fiscal. O Carioca lembrou as pesoas que procurem os órgãos competentes, as pessoas que realmente foram instruídas.

Mauricio fala ao CHORROCHOONLINE sobre a fábrica de mel e de uma máquina que ele mesmo construiu com as instruções de um treinamento na Cidade de Casa Nova. Na fabricação do MEL CHORROCHÓ da Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Chorrochó ele disse que estão usando o derretedor de cera de fabricação caseira e não precisa de energia, a associação fabrica mel e já faz a venda em frascos de 500ml e 1 litro.

No final da noite após as competições de animais foi realizada a entrega dos troféus para os donos dos animais que ganharam a competição.

Confira as fotos:

Presidenta da Associação dos Vaqueiros acompanhau a entrega

 

 

 

As fotos da Cobertura da Festa dançante com o Cantor Cesar Adriano estará em breve na Cobertura de Eventos do chorrochoonline AGUARDEM.