7ª Festa dos Vaqueiros de Pedra Branca

03/06/2014 12:32
 
 
O Povoado de Pedra Branca, a 88 km da sede curaçaense, realizou sua 7ª Festa dos Vaqueiros no último sábado, dia 31. Uma multidão lotou o espaço de festa, na entrada do Povoado. O Evento foi organizado por comunitários locais, com o apoio de diversas pessoas e entidades, inclusive o Governo Municipal. Ficou registrada a presença do ex-secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, o qual parabenizou diversos vaqueiros e populares durante sua passagem no Povoado. Durante os festejos, foram homenageados os vaqueiros aniversariantes: Fernando da Pedra Branca e Celso Jiboia. 

 
 
Por volta do meio dia, houve missa do vaqueiro celebrada pelo Padre João Mendes, da Paróquia de Curaçá. Os vaqueiros se concentraram em frente à Igreja Católica da localidade e participaram do culto que evidenciou a profissão do vaqueiro relacionada com a vida de Jesus Cristo. “Jesus, quando esteve nesse mundo, entre nós, Ele não disse que era rei, governador ou doutor, Ele disse que era pastor. Se fosse hoje e aqui nessa região, Ele diria que era vaqueiro, pois o vaqueiro é o pastor dessa região e Jesus é nosso pastor e nós Suas ovelhas”, proferiu o Padre, durante a missa em que houve cânticos, ofertório com aboios e repentes por Zé da Barra; e comunhão, além da leitura da Bíblia e orações. Após o ato religioso, algumas autoridades falaram aos vaqueiros, a exemplo dos vereadores Beto Araújo, Laerte Tanúrio e Lêda, além do Prefeito Carlinhos Brandão. Todos comentaram sobre a importância do vaqueiro para o Município. “Buscamos sempre valorizar no nosso Governo o homem do campo, por isso investimos pesado em aguadas, estradas, instalação de poços e apoio. E vamos fazer ainda mais, porque nosso homem do campo merece”, falou o Prefeito. Depois, os vaqueiros foram almoçar.
 
 
Às 16h, foi iniciado o Desfile, com saída da Fazenda de Neguin, a um quilômetro do povoamento, no acesso à BA 210. Aproximadamente 50 vaqueiros encourados (e mais 50 cavaleiros sem trajes de vaqueiros) participaram do Desfile que fez trajeto pelas principais ruas do Povoado, se encerrando no local onde, à noite, teve apresentação musical com o Forrozão Classe A e Walmirzinho do Acordeon. Aliks Souza, um dos coordenadores do Evento, agradeceu a todos que contribuíam para realização da Festa e fez avaliação positiva. “Estamos já na sétima edição. Já é tradição aqui. Veio muita gente de vários lugares, tanto vaqueiros como visitantes. Nós que organizamos estamos muito felizes”, disse. O Evento também teve apoio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e da Polícia Militar.
 
www.chorrochoonline.com
Informação Entretenimento e Cultura
 
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá