AGENTES EM AÇÃO: COMBATE AO TABAGISMO EM FEIRA LIVRE

19/08/2015 18:28

Agentes Comunitários de Saúde desenvolvem mais uma ação na feira livre de Chorrochó, Na manhã de hoje (19) quarta-feira dia da feira livre os Agentes de Saúde realizaram mais um evento em feira livre.

Na medida em que as pessoas passavam para fazer suas compras, os ACS abordavam as pessoas e orientavam sobre os males que o cigarro causa, falando sobre as doenças causadas pelo tabagismo, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias.

Em cada tragada são inaladas 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.

A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína. A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro.

Para se ter uma idéia, 90% dos casos de câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.

Os fumantes foram orientados também a procurar a Unidade de Saúde Dona Lidu para buscarem medicamentos para o combate ao tabagismo.

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política