Alerta: Nível do Lago de Sobradinho volta a cair

10/05/2016 08:29

O volume de água do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, voltou a cair. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório está com cerca de 29% de sua capacidade total de armazenamento – no mês de março último o nível ultrapassou os 32%.

Além de Sobradinho, outros dois reservatórios que ficam no leito do Rio São Francisco – Três Marias (MG) e Itaparica (PE) – também tiveram uma baixa no volume de água. Um dos motivos é a vazão mínima defluente em Três Marias, que operava até o final de abril em 150 metros cúbicos por segundo (m³/s) e passou para 215 m³/s. Outra causa seria a falta de chuvas, mesmo fator que levou a barragem de Sobradinho a chegar a menos de 1% de sua capacidade no ano passado.

Para a barragem de Sobradinho, a vazão mínima defluente permanece em 800 m³/s de água, patamar autorizado pela Resolução nº 1492/2015, da Agência Nacional de Águas (ANA), publicada no Diário Oficial da União de 21 de dezembro do ano passado. Esta vazão está autorizada para valer até 31 de maio, conforme a Resolução nº 287/2016 da Agência.

Conforme o Inventário das Restrições Operativas Hidráulicas dos Aproveitamentos Hidrelétricos, do ONS, em Sobradinho, a vazão mínima adequada é de 1.300 m³/s, mas devido à situação hidrometeorológica adversa, esta vazão não pode, no momento, ultrapassar o patamar dos 800 m³/s.

 

www.chorrochoonline.com

Fonte: Blog Carlos Britto