Após chegar a 100% do volume útil, barragem de Sobradinho tem vazão reduzida, diz Chesf

07/04/2022 14:44

Após chegar a 100% do volume útil, barragem de Sobradinho tem vazão reduzida na BA — Foto: Carlos José de Sousa

Após o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no norte da Bahia, atingir 100% de sua capacidade, com 34,1 bilhões de metros cúbicos d’água, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que o volume útil foi reduzido.

A medida foi tomada por causa da diminuição das vazões afluentes (água que entra no reservatório) em Sobradinho, e da necessidade de manutenção do volume de espera no reservatório de Itaparica.

De acordo com a Chesf, a defluência média diária, vazão de saída em Sobradinho, passou, a partir desta quarta-feira (6), dos 3 mil m³/s para 1.500 m³/s.Em Xingó, serão praticadas vazões médias diárias em torno de 1.800 m³/s nos dias úteis, e 1.500 m³/s em finais de semana e feriados.

As vazões definidas se mantêm até nova avaliação da companhia, podendo ser alteradas por causa da evolução das chuvas e vazões na Bacia do São Francisco e/ou em caso de atendimento às necessidades de geração para suprimento energético do Sistema Interligado Nacional (SIN), apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na sexta-feira (1º), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco informou que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade. Em 2009 foi a última vez que essa marca foi alcançada, há treze anos.

De acordo com diretor de operação, João Henrique Franklin, este cenário pluviométrico levou o maior reservatório do Nordeste à totalidade de sua capacidade, com uma vazão de saída de 3 mil m³/s.

Desde janeiro, com a incidência das forte de chuvas na bacia, por mais de 50 dias, a Chesf manteve a vazão em 4 mil m³/s. O volume foi reduzido no dia 7 de março para 3.500 m³/s e depois foi para 3 mil m³/s.

Via PA4/Ozildo Alves