(ATUALIZADO) DESTAQUE DO ANO 2022: CATEGORIA REGIONAL EX PREFEITA ESCOLHIDA DO PÚBLICO SILMA ELIANE

01/12/2022 17:42

Silma Eliane política nata – filha do primeiro prefeito de Macururé-BA, Silvino Alves do Nascimento, (hoje falecido), governou o Município por quatro mandatos, nos anos de 1963, 1973, 1983, 1993 e ficou conhecido por ser um homem Honesto e de Palavra. Sua mãe Maria Emilia, é professora aposentada do Estado e mãe de quatro meninas, Silésia, Sileide (falecida), Silma e Silaine.

Silma é Bacharel em Administração de Empresas pela UCSAL-Universidade Católica do Salvador e Pós-graduada em Parapsicologia Clínica -FATEC/IPAPPI-São Paulo, é casada com Jurandir Carvalho, tem duas filhas, Maria Antônia(19anos)atualmente cursa Direito na Universidade Católica do Salvador e Maria Fernanda(15anos) cursa nono ano.

No último mandato de seu pai Silvino (1993-1996), foi Secretária de Administração e herdou do pai a paixão pela política, assumindo esse papel dentro da família, e se tornou em 2009, prefeita de Macururé.

Silma, nasceu e cresceu dentro da política e seus primeiros passos foi realizar trabalhos sociais, com Associação Beneficente, e também, começou ajudando e ajuda muitas famílias na área da saúde, conseguiu benefícios, para trabalhar por Macururé, através de do governo estadual e deputados representados por ela, em sua terra.

Assim começou a história de uma mulher guerreira, determinada, humilde, autêntica e carismática que governou Macururé por dois mandatos (2008-2016) e elegeu seu sucessor.

Silma fez história, foi a primeira e única mulher da cidade de Macururé, a ser prefeita e reeleita fazendo seu sucessor, demonstrando habilidade política na articulação da chapa que saiu vitoriosa para governar Macururé em 2017.

Silma leva em sua bagagem experiência política por ter disputado e articulado pessoalmente várias eleições em sua terra natal, tanto para o pleito Municipal quanto para o Estadual/Federal. Seu brilho, garra e valentia, lhe transformaram na Mulher de maior liderança política da região.

Seu jeito de governar Macururé de forma habilidosa em tempos difíceis e de crise lhe rendeu o apelido carinhoso de “mamãe”, dado por aqueles que a seguem, admiram e se sentem seguros e protegidos, nos braços da governante que guiou Macururé, como Mãe.

Silma, inovou e adotou uma forma própria de administrar Macururé: ela descentralizou sua administração, liderando reuniões nos finais de semanas nas comunidades, onde todos tinham oportunidade de reivindicar melhorias para a sua comunidade ou povoado, despertando dessa forma a consciência coletiva de todos.

Silma durante oito anos de governo, trabalhou incansavelmente por Macururé, e não restou uma só comunidade onde o trabalho das mãos daquela prefeita amiga, carinhosa e humana, não tenha passado.

Silma Eliane, sempre apoiada por deputados os quais representou ou representa, mesmo não ocupando cargo político, sempre se dedicou a trabalhar e fazer o melhor pelo Município de Macururé. Desde o início de Sua caminhada, Ela tem levado muitos benefícios para a população, sejam benefícios conseguidos através de Associações sem fins lucrativos, ou os conseguidos através da prefeitura quando se tornou prefeita.

Atualmente, como ex prefeita, continua trabalhando forte, e para exemplificar, recentemente, buscou para algumas associações do Município, quatro tratores agrícolas com implementos, forrageiras com reboques, caixas d’água, retroescavadeira... para beneficiar centenas de famílias.

Este é o terceiro prêmio de Destaque, que a população regional, através do Chorrochó online, concede a Silma Eliane, o primeiro foi em 2017, como a Mulher de maior DESTAQUE na política regional e o segundo, foi em 2018, como Liderança regional de maior competência e habilidade política . O terceiro prêmio concedido, a Silma Eliane, é este o de 2022, o Prêmio de Ex prefeita de maior Destaque Regional, onde sua atuação se destaca por ser uma Líder política, que luta e mostra sua força, seja em momentos de sucesso e vitórias, mas também em momentos de adversidades.

Todos estes Prêmios, concedidos a Silma Eliane, diz ela:“representam para mim, AMOR, o reconhecimento do trabalho que tem sido feito com, dedicação e seriedade. Quero agradecer a Deus e a todos que reconhecem esse trabalho e dedicar mais um Troféu, ao meu pai Silvino, do qual herdei a paixão pela política e a todos vocês que escolheram a mim para conceder mais um troféu, e desta vez como ex prefeita de maior Destaque, regional, GRATIDÃO.”

Veja alguns dos Feitos de Silma, onde foram realizadas várias obras, e adquiridos muitos equipamentos, beneficiando e contribuindo de forma marcante, na evolução e transformação da vida da população:

-Perfuração de poços artesianos

-Construçao de adutoras

-Construção e recuperação de barragens

-limpeza de aguadas

-Locação de muitos carros pipas, para suprir o abastecimento da população e animaiS NA SECA.

Conservação e manutenção de estradas

-Pavimentação de ruas na sede e povoados do Município

-Construção de quadras esportivas cobertas

-Construção de praça de alimentação e de lazer

-Construção de casas populares

-Buscou Energia elétrica e solar, para as Localidades

-Reforma do Hospital Municipal

-Reforma de Postos de Saúde

-Construção de PSF

-Construção de farmácia Básica, com remédios gratuitos para população

-Carros de apoio à saúde em todas as comunidades do Município

-Aquisição do programa SAMU

-Aquisição de ambulâncias

-Implantou faculdade com ensino presencial, com vários cursos, no Município

-Reformas e ampliações de Escolas

-Igualou o salário base Nacional , para o professor Municipal

-Mandou , em seu primeiro ano de governo 2009, o Plano de Carreira , para professores

-Deu percentual de Regência de Classe para incrementar no salário de Professores

-Deu percentual , às aulas de AC, para ser incrementado no salário dos professores

-Aquisição de vários ônibus para o transporte Escolar

-Cursos de capacitação para docentes

-Aquisição com Início de construção de Creche modelo

-Aquisição de vários veículos com recursos próprios

-Aquisição de máquinas pesadas, veículos e ambulâncias no total de 25, para o Município

-Construção de novas estradas vicinais, entre localidades, encurtando distâncias

-Reforma do açougue Municipal

-Salários pagos em dia

-Geração de muitos empregos

-Criou a Expo-Macururé - exposição de caprinos e ovinos

-Resgatou as festas tradicionais populares como São João e Reveillon...

Assim ela afirma: ”Quanto mais faço, mais acho que tenho a fazer”.