Baianos que viajaram para o RS em busca de trabalho são resgatados em condição análoga à escravidão

24/02/2023 15:04

Aproximadamente 150 homens, sendo a maioria baianos, foram resgatados no Rio Grande do Sul, empregados em situação de trabalho semelhante à escravidão. Na quarta-feira (22), durante uma ação policial conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Polícia Federal, houve um flagrante.

Os agentes de segurança tomaram conhecimento da situação quando três trabalhadores compareceram à Unidade Operacional da PRF em Caxias do Sul e relataram terem escapado de um alojamento onde eram mantidos contra a sua vontade. Os homens trabalhavam em situação degradante no local indicado.

Os empregados relataram problemas como atrasos nos pagamentos, agressões, jornadas exaustivas e alimentos estragados. Além disso, relataram que foram forçados a permanecer no local sob a ameaça de uma multa por descumprimento do contrato de trabalho. A companhia tem acordos com várias vinícolas da área.

A Polícia Rodoviária Federal informou que os trabalhadores eram contratados nos seus estados de origem para trabalharem no Rio Grande do Sul. Ao alcançarem o destino, perceberam que a realidade diferia das promessas que os contratantes haviam feito.

O proprietário da companhia foi preso e levado para a Polícia Federal de Caxias do Sul. Ele tem 45 anos e é baiano, nascido em Valente. O MTE irá avaliar os direitos trabalhistas de cada trabalhador para, então, encontrar a compensação adequada.

Via Chico Sabe Tudo