Cada vez mais homens se rendem aos benefícios da vasectomia como método contraceptivo

06/01/2021 21:01

O casal Augusto Modesto e Carla Robatto planejou ter dois filhos. Quando este objetivo foi alcançado, o urologista e a dentista decidiram que a vasectomia seria o melhor método para evitar uma nova gravidez, já que a cirurgia seria rápida, com pouca dor no pós-operatório e retorno rápido ao trabalho. A vasectomia também foi a escolha do casal de médicos Breno e Marta Dauster, tanto por considerarem o procedimento bem menos agressivo do que a laqueadura tubária quanto pelo desejo de suspender os efeitos colaterais da medicação hormonal que a esposa tomava como contraceptivo. Desde 2018, o número de vasectomias é maior do que o de laqueaduras no Brasil. 

 

Tanto Augusto Modesto quanto Breno Dauster foram operados por seu colega de profissão, o urologista Maurício Sanches Jorge, defensor do planejamento familiar com responsabilidade. Ele conta que a procura pelo procedimento tem aumentado muito nos últimos anos porque está cada vez mais fácil fazê-lo através dos convênios e até pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também porque é rápido, indolor, de fácil recuperação e de baixo custo. 

 

A vasectomia interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos pelos testículos e que normalmente seriam conduzidos pelo sêmen durante a ejaculação. Apesar de poder ser revertida, através de microcirurgia, a cirurgia é considerada um método contraceptivo definitivo. Por isso, é indicada para homens que já possuem no mínimo dois filhos vivos ou que tenham pelo menos 25 anos de idade. É importante que o casal esteja em comum acordo em relação à decisão.

 

Rumores - Embora seja um método muito eficaz, muitos homens não se submetem a ele por acreditarem equivocadamente em rumores de impotência sexual. A verdade é que “a vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos e,  o desempenho sexual pode até melhorar devido a segurança que o método oferece”, explicou Maurício Sanches Jorge, que toda semana realiza um bom número de vasectomias no Hospital São Rafael, onde atua. 

 

Seu paciente Breno Dauster contou que se submeteu à vasectomia quando seus dois filhos tinham dois e três anos, respectivamente. “O procedimento foi realizado sob sedação e não senti nada. Quando acordei, me alimentei e voltei para casa. Fui operado no final da tarde de uma quarta-feira, após um dia de trabalho normal. No dia seguinte, operei pacientes pela manhã e atendi outros em consultório à tarde. Senti apenas um leve desconforto na região genital, controlada com analgésico simples, e suspendi apenas as atividades físicas por 10 dias. Enfim, achei muito tranquilo. Hoje, após sete anos da cirurgia, continuo achando que foi uma ótima opção”, relatou.

 

Visualização da imagem

Reversão de vasectomia - Segundo Maurício Sanches Jorge, a reversão da vasectomia deve ser evitada ao máximo, mas há certos casos em que o procedimento acaba sendo uma alternativa. “Quando o paciente perde um filho após a vasectomia ou se casa de novo com uma mulher mais jovem sem filhos ou melhora sua condição socioeconômica e passa a ter condições de ter outro filho antes desejado e evitado pela condição anterior, por exemplo”, mencionou.

 

A reversão da vasectomia, que não é coberta pelo SUS nem por planos de saúde, geralmente, gera estresse emocional e pode significar que o planejamento familiar não foi bem feito. Antes da cirurgia, os pacientes devem ser bem orientados, para minimizar as chances de arrependimento da vasectomia, inclusive porque  a chance de insucesso da reversão é bem maior do que a da vasectomia”, completou Jorge.

 

Robótica Bahia - Os médicos Maurício Sanches Jorge, Breno Dauster e Augusto Modesto, citados anteriormente, integram a equipe do Robótica Bahia - Assistência Multidisciplinar em Cirurgia, um grupo de médicos lançado em 2020 com o objetivo de difundir a cirurgia robótica na Bahia. O vínculo de confiança e amizade entre eles, existente há muitos anos, facilitou a escolha de Maurício para operar os outros dois urologistas.  Além da união dos componentes, são diferenciais do grupo a diversidade de especialidades e o desejo de democratizar o ensino e a pesquisa relacionados à tecnologia robótica, a fim de ampliar sua utilização no estado. Mais informações sobre o RB estão disponíveis no site roboticabahia.com.br e nos perfis do grupo no instagram (@roboticabahia) e facebook (/roboticabahia).