Chorrochó: Agentes Comunitários realizam movimento em feira livre em comemorado ao dia Mundial de Combate à Tuberculose 24 de março.

26/03/2014 22:09

                                   (Alunos levantam a bandeira)

 

A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges.

Em Chorrochó, segundo um Estudo dos ACS que cursam a EFTS-Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis realizado na Vigilância Epidemiológica foram notificados no município 16 casos de Tuberculose durante o período de 2001 a 2013, sendo que dos 16 casos 3 foram notificados no ano passado (2013).

                   Ponto Estratégico: (Momento em que foi montada a barraca)

 

Como uma das doenças que mais causa morte por ano em todo o mundo segundo dados da Organização Mundial da Saúde (cerca de 1,3 milhão), a tuberculose ainda é desconhecida para muitas pessoas. Como forma de alertar a população sobre o assunto foi comemorada  segunda-feira, 24 o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Os Agentes Comunitários de Saúde para intensificar as ações de conscientização, prevenção e orientações da doença, realizaram hoje 26 de março um movimento em feira livre com o apoio da Secretária Municipal de Saúde, os ACS usaram como ponto de estratégia para desenvolver suas ações uma barraca em plena feira livre abordando todas as pessoas que passavam para a feira em seguida  dando continuidade aos trabalhos os ACS abordaram pessoas na feira livre, na Agência do Banco do Bradesco e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

                 (Sindicato dos Trabalhadores Rurais)

 

Atrás somente da AIDS como a doença infecciosa que mais mata, conforme a OMS, a tuberculose possui no Brasil cerca de 70 mil novos casos registrados por ano. Especialistas apontam a desinformação como à principal causa da proliferação da doença.

            Foto: (Abordagem nas barracas no centro da feira)

 

O principal objetivo dos ACS era informar aos chorrochoenses que ainda não sabem como é a doença, só sabem que ela é grave. Sendo que a maioria das pessoas não busca informação sobre o assunto e acabam obtendo uma visão muitas vezes equivocada.

A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, portanto quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor para a saúde do paciente.

 

Os sintomas da tuberculose são:

 

- Tosse por mais de três semanas;

- Suadeira à noite;

- Febre baixa no fim da tarde;

- Emagrecimento ou falta de apetite;

- Cansaço;

- Dor no peito.

LEMBRE-SE: COM O TRATAMENTO CORRETO A TUBERCULOSE TEM CURA, MAS SE NÃO FOR TRATADA PODE MATAR.

 

 www.chorrochoonline.com

Informação Entretenimento e Cultura