Chorrochó: Equipe do PSF-SEDE realiza evento visando medidas preventivas e cuidados com a hipertensão arterial

15/04/2015 15:59

Redação do Chorrochoonline

Por Edimar Carvalho

 

Na tarde de ontem (14) foi realizado uma palestra sobre hipertensão, que teve por finalidade promover educação em saúde e estimular os cuidados entre os hipertensos, a equipe de Saúde da Família vem realizando essas ações na Unidade Básica Dona Lidu frequentemente antes dos atendimentos. Na semana passada a Enfermeira Maraiza Reis orientou um grupo de gestantes sobre amamentação antes de dar início ao pré-natal.

A palestra teve grande interação entre os membros da equipe. Dr. Sergio médico do PSF falou que a hipertensão arterial é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações como obesidade.

Enfermeira Maraìza: A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.  É como se fosse um carro, vai ficando velho e o coração é o motor que bombeia o sangue e quando a gente não se cuida ele começa a dar defeito.

Os ACS Bruna: Roseana, Lucas falaram que uma das principais causas da  hipertensão arterial é a hereditariedade, idade, raça, obesidade, tabagismo, excesso de sal, bebida alcoólica, falta de exercícios e estresse.

ACS Mazinho: hoje, a hipertensão é uma das principais causa de morte no mundo. A maioria dos hipertensos da cidade de Chorrochó não fazem dieta e nem caminhada mesmo sabendo dos riscos que estão correndo.

Em seguida o ACS fez uma pergunta ao público presente. Geralmente não existem sintomas que sejam relacionados apenas a hipertensão. Mas quais são os mais comuns?

A maioria respondeu: dores de cabeça, hemorragia nasal, cansaço excessivo, dores no peito, tontura, fraqueza entre outros.

A enfermeira Maraiza falou que todos os hipertensos devem realizar consultas frequentemente com a Enfermeira e o médico do PSF.

Após encerramento da palestra os pacientes foram atendidos normalmente.

 

LEMBRE-SE HIPERTENSÃO ARTERIAL NÃO TEM CURA, MAS TEM CONTROLE! NÃO ABANDONE O TRATAMENTO.