Curaçá: SAAE Deixa Comunidades Sem Água Potável

24/08/2020 12:10

A crise no saneamento básico por qual passa Curaçá atinge todas as áreas: esgotamento sanitário, como vimos na publicação passada; nos resíduos sólidos (lixo), como vereamos em publicação futura; e também na distribuição de água. Esse é o menos crítico setor entre todos, uma vez que os demais enfrentam graves problemas. Mesmo assim, no abastecimento de água, ainda há muitas demandas, mesmo em localidades onde passa rede de água do SAAE, órgão concessionário do saneamento em Curaçá. É o caso do Assentamento Olho d’Água e Comunidade Chiqueiro da Onça.

“Infelizmente a nossa comunidade passa pelo problema de falta de água pra beber. A encanação passa aqui. Foi instalada pelo SAAE, pela Prefeitura, gestão passada, e nós da Comunidade. Nos unimos, tivemos gastos, mas sem êxito. Nessa gestão, fizemos abaixo-assinado, fomos no SAAE, várias vezes, e até hoje não temos água morando bem perto da Cidade”, revelou Afonso Coelho, residente Sítio União, comunidade de Chiqueiro da Onça, a 6 km da Cidade. Mas há também muitas outras demandas na Cidade e Interior. E é um direito das pessoas. A Lei 11.445/2007 estabelece como princípio a “universalização do acesso e efetiva prestação do serviço (inciso I do Artigo 2°)”, ou seja, a todos. Os municípios precisam se preparar para isso.

Algumas perguntas ao SAAE:

1) O SAAE pretende botar água nas comunidades de Chiqueiro da Onça e Olhos d’Água? Se sim, quando?
2) Por que não atendeu a Comunidade de Chiqueiro da Onça, uma vez que tem rede de água lá e o pessoal já teria feito um abaixo-assinado em 2017 solicitando isso?

 

www.chorrochoonline.com

Via Opera