CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM ACS: Dos 417 municípios baianos 40 se inscreveram, e só aproximadamente 20 estão realizando o segundo módulo

23/11/2013 00:54

 Redação do Chorrochoonline.com

 Por Edimar Carvalho

Chorrochó é destaque na Bahia, só aproximadamente 20 cidade do estado baiano se adequaram e estão fazendo o segundo módulo do Curso de Formação Técnica dos ACS, que é realizado através da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis. A EFTS que é uma Escola do Sistema Único de Saúde (SUS)  vinculada à superintencdência de Recursos Humanos da Secretária de Saúde do Estado da Bahia, que integra a rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS).

Ontem dia (22) de novembro a fiscal do curso Edenice da cidade de Salvador, acompanha da coordenadora municipal do curso Elza Menezes veio fazer uma visita  ao município onde estão sendo realizado o curso Chorrochó sede, Barra do Tarrachil e São José.

Edenice falou sobre a metodologia da escola e disse: agente trabalha no mesmo nível, nos não usamos uma cadeira atrás da outra e o mesmo livro do professor é o do aluno, em seguida fez uma dinâmica com algumas perguntas para os ACS que estão participando do curso.

Edenice também fez uma pergunta para instrutora do curso na sede Maraíza Reis sobre a metodologia que a escola utliza do aluno ter o mesmo matérial do professor, o que você acha?

Maraíza Reis: Ela deixa a gente mais próximo, a gente consegue compartilhar, dividir as experiências, facilita muito, estamos lendo o mesmo livro vendo o mesmo video, passa mais segurança, e na verdade o nosso intuito é trocar experiências.

Edenice relatou outras experiências em outras cidades, pediu para os ACS falarem das dificuldades que estão ocorendo e das qualidades, experiências de campo e aprendizagem na sala de aula.

Nessa segunda etapa do curso foi aborda diversos assuntos como: o Conselho Municipal de Saúde, esquema de vacinação o que mudou quais as novas vacinas, preconceito, vetores, bactérias, fungos, e diversas doenças como: tuberculose, Hanseniase, Chagas, DST-AIDS, lectospirose, raiva, ciúmes dentre outros.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ