Destaque do ano 2018 Categoria Política com maior perspectiva de retornar ao poder em 2020 Delisio Oliveira “Um homem de palavra”

07/09/2018 10:11

DELÍSIO OLIVEIRA DA SILVA, também conhecido como “Coronel”, aos 66 anos, continua sendo considerado o maior líder político da região. Iniciou sua vida política muito jovem, e em sua biografia coleciona vitórias como três mandatos de vereador sempre com votação expressiva, e presidência da Câmara, primeiro prefeito reeleito da história do município, principal articulador e Secretário de Administração referência dos ex-prefeitos Josino Soares (seu pai), Lucas Gomes, João Dodô e Benedito Pedro da Cruz.

A marca registrada do seu trabalho são as ações voltadas nas áreas de Saúde, Educação e Social. Sempre com o lema “Cuidar das pessoas”, Delísio ganhou prêmios importantes nessas áreas e ele atribui esse mérito não apenas ao seu trabalho e dedicação, mas também a competência técnica das suas equipes.

Suas obras sempre se destacaram pela qualidade, e as principais foram: construção de Unidades de Saúde da Família em todo município; Praça de Eventos na sede; Academia da Saúde; Ginásio de esportes Josinão; Saneamento da sede; Creche Jolinda Almeida; mais de 300 Casas populares; diversas Adutoras; Poços Artesianos; diversas barragens; Praça no Povoado de Icozeira; reformas importantes de escolas; manutenção referência nas estradas do município.

O que chama bastante atenção no perfil do “Coronel” é a sua capacidade de “dar a volta por cima” após suas derrotas. E muitos atribuem a sua permanência na cidade, dando assistência aos seus eleitores mesmo fora do público, o segredo desse sucesso.

Na última eleição municipal, onde o seu filho Delísio Filho, o mais conhecido por “Del de Delísio” perdeu por pouco mais de 200 votos, não foi diferente. O velho “Coronel”, apesar de ter recebido diversas propostas fora, preferiu permanecer na cidade ao qual ajudou construir, montou seu escritório e hoje se divide nas atividades da sua Consultoria em Gestão Pública (Resolve), e os atendimentos à população mais carentes de Abaré, oferecendo assistência jurídica gratuita, auxiliando na marcação de exames de alta complexidade nas cidades de Salvador e Juazeiro-BA. Atualmente, está lutando por um estudo de viabilidade técnica para construção de uma grande Barragem no Riacho da Várzea, na altura do Povoado da Lagoa de José Alves, que beneficiará não apenas os munícipes abareenses, mas também a população de Chorrochó e Curaçá. E ainda, construção da Barragem do Careta, que beneficiará os munícipes de Chorrochó e Macururé. Projetos estes já prontos e entregues junto ao Ministério da Integração Nacional.

Político com perfil sério, mantém a mesma rotina há décadas. Hábito de acordar e dormir cedo, que segundo ele, aprendeu desde pequeno quando trabalhava na roça com o pai. Delísio não costuma ser visto em bares e gosta de praticar exercícios. Seu lazer é com os filhos e netos. Seu jeito pode desagradar alguns, mais tem agradado a muitos durante anos, e ele tem admiradores por toda parte. Sua credibilidade está “na boca” até de muitos adversários que costumam dizer: “Ele tem palavra! Se disser que faz, ele faz mesmo!”. E essa credibilidade, tem sido fundamental para as alianças políticas que tem feito.

Desfiliado do PMDB logo após estourar na mídia o escândalo nacional que envolveu o partido, o “velho Coronel” manteve seu apoio ao deputado estadual Pedro Tavares (hoje filiado ao DEM), para deputado Federal seu apoio agora é do Leur Lomanto. Pra governo, José Ronaldo, e senadores Irmão Lázaro e Jutahy. Firme na oposição também no Estado da Bahia.