Destaque do ano 2019 Categoria Política homenagem: Cacique Cicero Marinheiro. O homem que construiu a sede do poder Legislativo de Abaré, com recurso próprio da Câmara

07/11/2019 10:28

Um homem que trabalha pela coletividade da sua região e seu município. Cícero Marinheiro, natural de Pambu Abaré, 58 anos Cacique Tumbalalá que foi vereador por três mandatos em Abaré e atual pré-candidato a prefeito é homem de determinação, desde a sua adolescência vendo que sua região era um lugar carente, ele se preocupava com a situação, uma vez que esta região era esquecida politicamente. Assim surgiu o interesse de participar das politicas públicas e partidárias do seu município, pensando em trazer o melhor para o povo.

Desde algumas décadas, antes mesmo de entrar no mundo político do seu município, ele já vinha cobrando aos governos as politicas públicase buscandoas melhorias para a sua região.Como liderança Tumbalalá juntamente com demais lideranças foram em busca do reconhecimento povo Tumbalalá, junto a FUNAI (Órgão do Governo Federal) este mesmo povo teve o seu reconhecimento em 2001. Ele vinha sempre cobrando dos órgãos governamentais e instituições melhorias para sua região. A partir de 2002 conseguiu trazer atendimento a saúde pública diferenciada/FUNASA. No mesmo ano cobrou da gestão municipal que a festa do dia 05 de janeiro em Pambu fosse gratuita, assim a partir de 2003 foi concretizado o pedido. Em 2004 a grande maioria do Povo Tumbalalá se mobilizou e escolheu em uma reunião o mesmo para representá-los politicamente, pois mesmo antes de ser vereador Cícero Marinheiro já era um grande representante. Sendo assim, ele teve o seu primeiro mandato legislativo no seu município de origem. Honrado por Deus e pelo, povo foi eleito em seu primeiro mandato, sempre levou a sério o seu trabalho como cidadão e como funcionário publico da Câmara Legislativa (vereador). Como é sabido por todos que seja na esfera municipal, estadual ou federal, se não tiver um líder que cobre e corra em busca das politicas públicas(Educação Escolar, saúde, assistência social, esporte e etc), fica difícil de alcançar ou chegar estas políticas até as bases que necessitam do atendimento.

Foi a partir de 2005 que o mesmo solicitou junto ao município construção de uma escola que atendesse as series iniciais e finais do ensino fundamental, calçamento de Pambu, construção de casas populares, alguns banheiros, construção de estradas de localidades de difíceis acessos/Pé de AréiaTexeira, Ibozinho e Agrodan, 2 sistemas de água, um em Cruzinha e outro em Bom Jesus. Com estas realizações surgiram várias oportunidades de trabalho na região.

A partir de 2007, Cícero Marinheiro junto à comunidade escolar solicitou da secretaria estadual de educação a implantação do ensino médio em Pambu e em 2009 deu início ao atendimento do ano letivo.

Ao Governo Federal foi solicitado e atendido a construção da unidade de saúde em Pambu, construção de casas públicas, módulos sanitários e recente foi instalado um sistema de abastecimento de água em Pambu.

COMO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABARÉ POR DOIS MANDATOS CONSTRUIU A SEDE DO PODER LEGISLATIVO, COM RECURSO PRÓPRIO DA CÂMARA. Também pensando no melhor para a população do município aprovou todos os projetos de desenvolvimento social e acompanhou os trabalhos do executivo visando à melhoria de todos os abareenses.

De Agosto a Dezembro de 2016 assumiu interinamente a administração do município, por isso não pôde se candidatar a vereador, sendo assim, colocou o sobrinho para ser o candidato, onde o mesmo teve a maior votação da história de Abaré.

Com seu esforço e compromisso, Cícero Marinheiro se destacou em seu município, assim conquistou a confiança e o respeito dos abareenses, sendo vereador por três mandatos consecutivos. O mesmo agradece a todos.