Destaque do ano 2022 Categoria Delegada de Policia Civil Lucynalva Freire de Carvalho Pires

21/11/2022 17:29

Lucynalva Freire de Carvalho Pires, nasceu aos 04.11.1972 em Belém de São Francisco/PE. Filha de Edvaldo Barbosa de Carvalho Pires, comerciante, e Cenilda Freire de Carvalho, professora, natural da Fazenda próximo a Riacho Pequeno. Veio de uma família com cinco irmãos. Desde cedo trabalhou com seus irmãos na "bodega" do seu pai em Belém de São Francisco/PE, com isso desde pequena já aprendeu com o seu pai o senso de responsabilidade, pois os "mandados" incluíam fazer contas sem calculadora das feiras dos clientes num papel dobrado de maço de cigarro, pois seu pai mesmo tendo uma calculadora novinha guardada, teimava em "economizar" a mesma e com isso ajudou os filhos a aprenderem de pequenos a arte da matemática. Sua mãe por ter casado muito nova e ainda estudando sonhava em colocar os filhos para estudar na capital em Recife-PE. O ensino naquela época dito 1º grau fez em Belém de São Francisco/PE e o 2º grau e ensino superior em Recife-PE. 2º grau fez no Colégio particular ATUAL. Chegando o vestibular, ainda não certa do que queria tentou medicina em algumas faculdades e Direito na UNICAP Recife-PE onde nesta passou e gostando do curso seguiu a frente estagiando por dois anos na CAIXA ECONOMICA FEDERAL e também no TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5 região e Setor Jurídico da Prefeitura de Recife. Ao terminar o curso passou na OAB E fez cursos de especialização na ESMAPE E ESMATRA EM RECIFE/PE. Por não gostar muito de advogar iniciou a luta desde cedo nos concursos trilhando pela área de Direito Comum. Passou em alguns, tais como para promotor ficando em fases seguintes. Também para analista judiciário, assessor jurídico e outros mais, no entanto não nas vagas, mas gerando títulos para a mesma. Exerceu a advocacia na Prefeitura de Belém de São Francisco por quase 1 ano foi quando passou no concurso em 2001 para Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia quando então saiu e em agosto de 2001 foi para academia de PC em Salvador ficando por 3 meses quando em dezembro de 2001 tomou posse entrando em exercício em março de 2002 tendo RODELAS COMO SUA 1 CIDADE QUE EXERCEU SUA TITULARIDADE. EM SETEMBRO DE 2006 veio por permuta para Delegacia de Chorrochó onde ficou ate inicio de janeiro de 2022, quando ainda de licença prêmio sairam algumas permutas de delegados os quais contavam muitos anos em unidades e em abril do corrente ano PASSOU A SER TITULAR DA DT DE ABARE/BA ONDE SE ENCONTRA ATE OS DIAS ATUAIS. Que JA SUBSTITUIU POR ALGUNS ANOS A DT DE MACURURE, COMO TAMBEM FERIAS DE ALGUNS COLEGAS. QUE sempre participa dos plantões extras na DT DE P AFONSO/BA AOS FINS DE SEMANA DESDE A IMPLANTACAO DO MESMO.

A delegada tem sido destaque nas atuações na região com operações lideradas sobre seu comando ou em parcerias com os delegados das cidades vizinhas, essas parcerias são fruto de ações que vem chamando a atenção e dando resultados positivos para toda a sociedade.

Que é notório por essa signatária o seu amor por Chorrochó terra onde seu avô paterno Salvio Pires dos Santos andou muito dando feira e ficava nas vassouras. Já em Chorrochó casou se no ano de 2008 com seu noivo Marcio Araujo de Sá, em Belém de São Francisco tendo duas filhas, conhecida na região por sua forma apaziguadora, de conversar com as pessoas, do diálogo e quando os "casos" e as partes requerem promover os devidos acordos de paz e bem viver DENTRE OS CRIMES EM QUE HA A POSSIBILIDADE E QDO PROVOCADA PELAS PARTES.

A mesma tem uma grande estima aos tios que os tem como 2 pais Gerson Pires "in memorian", apelido "Gerson magro" e Edinaide Barbosa, que também não mediram esforços na luta p formatura da mesma e de todos os outros irmãos ( na época o pai não tinha apartamento em Recife e seu tio Gerson comprou às pressas um apartamento, pois sua outra irmã Carla seguia também para estudar em Recife ). Com a graça de todos envolvidos se formaram o mais velho também em direito hoje concursado analista judiciária do TRT em Petrolina, sua irmã Carla em Serviço Social atualmente gerente do SESI em Recife, Inaldo seguiu o comércio como o pai e o mais novo Luis Henrique médico renomado em Salgueiro Cirurgião e Urologista pela UFPE Federal de Recife-PE.

Drª Lucynalva também é Pós Graduada em Penal e Civil pela FACESF em Belém do São Francisco-PE.