DIA 24 DE SETEMBRO SERÁ O DIA “D” PARA OS VAQUEIROS O DIA QUE SERÁ VOTADO O PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE VAQUEIRO.

18/09/2013 13:33
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que vai colocar em votação no dia 24 de setembro, o projeto de lei da Câmara (PLC) 83/2011 que regulamenta a profissão de vaqueiro. A proposta é de autoria dos ex-deputados federais baianos Edgar Mão Branca e Edson Duarte, ambos do PV. Desde 1549, consta o primeiro registro oficial de pagamento pela lida com gado.
A proposta estabelece que a contratação do vaqueiro será de responsabilidade do administrador, proprietário ou não do estabelecimento agropecuário. Com a regulamentação, a categoria passa a ter direitos assegurados pela lei. Para Renan, o reconhecimento da profissão de vaqueiro é um resgate histórico a figura do sertanejo. A expectativa é de que a votação seja acompanhada por representantes da categoria de vários estados do Brasil.
 
“O vaqueiro é um patrimônio cultural do sertão, a aprovação desse projeto é um reconhecimento dessa figura tão importante, sobretudo no nordeste”, disse Renan. No último dia 1º de setembro, ao participar da cavalgada Amigos do Velho Chico, no município de Pão de Açúcar, organizada pelo prefeito Jorge Dantas, o presidente do Senado, anunciou que pretendia marcar uma data para colocar a matéria em votação.
 

“E quero aqui fazer um desafio ao Jorge Dantas para que a gente possa levar no dia da votação uma representação de vaqueiros do estado de Alagoas para acompanhar a votação do projeto”, disse Renan Calheiros. Já no dia 7 de setembro, feriado da independência do Brasil, o presidente do Senado, participou da cavalgada da Serrinha, no município de Batalha, da qual participaram milhares de cavaleiros e amazonas.
 
www.chorrochoonline.com
CONECTADO COM VOCÊ
 
Fonte: Chorrochoemfoco/com
informações de Renam Calheiros senador