Eleição de governador Oposição busca MBL para tentar evitar quarta vitória petista na Bahia

15/08/2018 08:42

 

Num estado governado pelo PT desde 2007, a principal chapa de oposição ao governador Rui Costa, encabeçada por José Ronaldo (DEM), escolheu como vice uma integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) para tentar evitar o quarto governo petista consecutivo na Bahia.

A médica Mônica Bahia foi uma das líderes dos protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, e, em seu primeiro discurso como candidata, incitou seus correligionários contra o PT. A tarefa da oposição, entretanto, não será fácil. Pesquisa do Paraná Pesquisas, de maio, mostra que Rui Costa tem 58,8% das intenções de voto e se elegeria ainda no primeiro turno.

As três últimas vitórias petistas no estado têm sido assim. Ex-ministro nos governos Lula e Dilma, Jaques Wagner se elegeu em 2006 e 2010 com 52% e 63,83% dos votos, respectivamente. Nestas eleições, ele será candidato ao Senado. Em 2014, Rui Costa recebeu 54,53% dos votos.

No levantamento, José Ronaldo alcança apenas 9,5%. Ele é ex-prefeito de Feira de Santana, a segunda maior cidade baiana, e foi escolhido após a desistência de ACM Neto de disputar o pleito. ACM preferiu terminar seu mandato à frente da prefeitura de Salvador, onde tem mais de 70% de aprovação. (Veja)