Eleições 2019: Um pouquinho da história política das cidades da nossa região Abaré, Macururé, Rodelas e Chorrochó

24/11/2019 16:47

DE OLHO NA POLÍTICA EDIÇÃO 182 ALAISES E OPINIÕES POLÍTICA DA SEMANA

 

Chorrochó famílias dominam a política da cidade por gerações: A era Pacheco, Araújo e a atualo os Bento

O cenário político da cidade tem como história o domínio do poder por famílias, se analisarmos bem teve a era da família Pacheco que permaneceu durante anos no poder, depois veio à era Juvenal que permaneceu por 14 anos e ainda teve a eleição de Paulo de Tarço que ganhou na chapa que tinha o nome de Juvenal. E hoje vivemos o momento dos Bento família tradicional da Barra do Tarrachil que vem com três mandatos de Humberto atual gestor e um de Rita Campos.

 

 Abaré o cenário político tem como destaque Delisio e Salomão

Delisio tem a façanha de fazer parte de quase toda a história política da cidade quase 22 anos no poder ele saiu algumas vezes derrotado e retornou novamente em seus mais de 40 anos de vida política o mesmo já conseguiu a façanha de ter um grupo que apóia e elege muitos gestores e consegue manter a fidelidade dos gestores tomando a frente da administração ,Delisio também é o único filho de ex-prefeito que se tornou prefeito e foi o único reeleito na cidade.  um dos seus maiores rivais na política foi o líder político Salomão que na sua trajetória política foi vereador e também eleito o segundo e quarto Prefeito do Município e Vice-Prefeito e  foi também uma das maiores forças política daquela cidade, os mesmo após diversas disputas políticas ainda formaram uma chapa que muitos lembram bem SALODEL. 

 

Duas famílias dominaram o poder a décadas em Macururé

Macururé houve revezamento de poder por  três décadas até que os Adrianos chegarem ao poder e depois brigaram por ele entre si e em seguida devolverem as gerações anteriores de Silvino e Vadinho. Resta saber se vão continuar o que seus pais fizeram no passado ou se um nome jovem terá sua vez. A cidade sofre com a falta de água até hoje e é uma das mais pobres da Bahia. Caso Silma ou Everaldo vençam as disputas em 2020 acontecerá o mesmo que aconteceu com seus pais no passado, agora caso um nome novo vença começara uma nova pagina na história política daquela cidade.

 

Rodelas é mais diversificada, porém dois nomes se destacam sobre os demais

Rodelas um cenário que muda com freqüência as últimas eleições mostram isso Geraldinho foi eleito pelo grupo do antigo gestor e hoje são adversários políticos, por la os dois nomes de maior destaque foram o saudoso Matinha que ficou famoso pela boa administração e a fama de pagar ate mesmo adiantado muitos funcionários e o atual líder Emanuel que se destacou por vencer uma eleição contra Matinha e depois de ter sido reeleito elegeu junto com seu grupo com mais de 70% dos votos o atual gestor Geraldinho que nunca tinha ocupado nenhum cargo político antes.