Em meio à guerra, aprovação de Putin dispara e atinge o maior nível em mais de quatro anos

01/04/2022 12:48


Segundo pesquisa do Instituto Levada, 83% dos russos veem como positiva a forma como o atual presidente comanda o país, e maioria apoia a invasão à Ucrânia; analistas apontam impacto da propaganda oficial nos números

MOSCOU - Uma pesquisa divulgada na quarta-feira revelou que 83% dos russos aprovam o governo de Vladimir Putin, o maior patamar desde setembro de 2017, e grande parte apoia a invasão da Ucrânia, que na Rússia só pode ser chamada de "operação militar especial".

Segundo os números do Instituto Levada, a principal instituição independente do setor na Rússia, a aprovação do presidente teve um salto de 12 pontos percentuais de fevereiro a março, justamente o período da guerra, enquanto o percentual daqueles que não aprovam sua forma de conduzir o país caiu de 27% para 15%

A pesquisa aponta melhoras nos índices de praticamente todas as figuras públicas e instituições da Rússia: é o caso, por exemplo, da Duma, a Câmara Baixa do Parlamento, onde o número dos que aprovam suas atividades (59%) superou, pela primeira vez desde outubro de 2015, o dos que a reprovam (36%). Aqueles que acreditam que o país está no rumo certo somam 69% dos russos, o maior número registrado desde 1996, quando começou a série histórica do Levada.

A sondagem mostrou um alto grau de apoio dos russos à guerra na Ucrânia. Segundo os números, 53% dizem apoiar "de maneira firme" a operação militar, enquanto 28% apoiam "de forma considerável" e 14% não apoiam, com 6% dizendo não saber ou não querendo opinar.

Na análise, o Levada aponta que o apoio ao conflito é menor nas grandes cidades, como Moscou, e na população mais jovem: entre os que têm entre 18 e 24 anos, apenas 29% são a favor das ações russas na Ucrânia, enquanto entre os russos de mais de 55 anos o percentual sobe para 64%.

Fonte:OGlobo