Empresários chineses discutem possibilidade de investir na Bahia

27/09/2013 08:20

Diretores e executivos de grupos empresariais da província chinesa Chongqing interessados em investir no Brasil estarão em Salvador no mês de dezembro deste ano, quando participam de um dia de debate - ‘Chongqing Day’ -, com autoridades baianas e produtores para discutir a possibilidade de investimento na Bahia, nas áreas de agroindústria, turismo e infraestrutura. A delegação chinesa fará também visitas às áreas produtivas, para conhecer in loco as potencialidades da agropecuária baiana.

A realização do evento de negócios, a pedido do governo chinês, foi confirmada nesta quinta-feira (26) durante a realização do seminário ‘Investiming in Brazil’, parte da programação da primeira edição do ‘Brazilian Day’ (um dia do Brasil na China), no país asiático. Na ocasião, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, apresentou as oportunidades de investimentos na Bahia.

A reunião de trabalho contou com a presença do embaixador brasileiro na China, Valdemar Carneiro Leão, e do presidente do Chongqing Grain Group, Hu Junlie, entre outros executivos de grupos chineses.

Para Salles, a realização do ‘Chongqing Day’ será de grande importância para estreitar os laços entre Chongqing e a Bahia, que já são estados irmãos, e viabilizar novas parcerias. “Isso tudo é fruto da confiança criada entre a Bahia e a China, após sete missões comandadas pelo governador Jaques Wagner”.

Indústrias têxteis

Segundo o secretário, a Bahia é o único estado brasileiro que possui atualmente um escritório de negócios na China, exemplo seguido por Minas Gerais, que está em fase de instalação da unidade.

Nesta sexta-feira (27), Eduardo Salles e comitiva participam de reuniões de trabalho com gestores de três indústrias têxteis da China, visitando uma delas, com o objetivo de atrair investimentos para a implantação de indústrias desse segmento nas regiões produtoras de algodão da Bahia, além daquelas que já foram pactuadas com empresários de Portugal.

Participam da comitiva baiana o presidente da Câmara Portuguesa, Antônio Coradinho, o presidente e o vice-presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Busato e Celestino Zanella, o diretor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luis Carlos Bergamasch, os prefeitos de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, e de Barreiras, Antônio Henrique Moreira, o presidente da Pinheiro Zuttion Agropecuária, Célio Zuttion, o presidente do Sindicato do Leite (Sindileite), Paulo Cintra.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: da Comunicação Social