Equipe do PSF Sede realiza evento em comemoração ao dia Mundial da Luta contra o Tabaco que é celebrado anualmente em 31 de maio.

13/06/2018 12:54
Esse evento teve como objetivo alertar os fumadores sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. É muito importante esses eventos para encorajar as pessoas que fumam ou convivem com fumantes a deixarem de fumar ou evitar locais fechados para não contaminar pessoas ou seja os fumantes pacivos.
Essa é uma das iniciativas usadas pela equipe do PSF Lidu para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.
Outra iniciativa simbólica que aconteceu foi a cor preta das roupas que a equipe usou durante o evento como forma de luto pelas mortes causadas pelo cigarro.
De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.
Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.
A coordenação da atividade ficou por conta de Edimar Carvalho orientado pela Enfermeira Maraiza Reis, também participaram do evento Darcy Ribeiro, Mário Darlie, Bruna Sarita, Roseane Ribeiro.
Edimar Carvalho
Chorrochoonline